Brant: legado de simplicidade e grandeza

por Sulamita Esteliam
Fernando Brant - Foto capturada na Rede.
Fernando Brant – Foto capturada na Rede.

Posto mais abaixo duas preciosidade que encontrei no Youtube – para começar bem a semana de trabalho. Homenagem um homem que dizia: “A poesia é meu pão”.

É lá, no canal de vídeo, que busco a trilha sonora para animar a recuperação da minha irmã Zeíca. Sim, ela ainda se encontra hospitalizada, mas em progresso gradativo. Naturalmente lento, mas constante, graças.

Hoje contei para Zeíca que Fernando Brant, principal parceiro letrista das canções de Milton Nascimento, que nós todos amamos, fez a travessia. Encantou-se, na sexta, 12, Dia dos Namorados. Pensei ver seus olhos compreenderem.

Eu havia ligado a TV e a primeira edição do Jornal Minas TV, do canal público, homenageava o compositor. Ouviu parceiros como Tadeu Franco, Toninho Horta e Bituca/Milton Nascimento. Relembrou histórias e canções, intercalando falas do próprio Brant.

Zeíca prestou a maior atenção e, em determinado momento, ergueu o braço esquerdo e espalmou a mão na direção da TV, como que num gesto de aceno e benção.

Você, certamente, está em paz, Fernando Brant.

Obrigada pela simplicidade, coerência e grandeza de seu legado, que nos fala diretamente ao coração – e não deixa calar a consciência.

1. Conspiração de poetas (1997) – Tavinho Moura e Fernando Brant

 

2. Vevecos, panelas e canelas – de Milton e Brant, e outros com Tavinho, Fernando e Mariana Brant no projeto Clube da Esquina nas minas da música

3; Travessia (1967) – a primeira composição da dupla Milton e Fernando Brant


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s