Marco Zero: jornalismo independente no Recife

por Sulamita Esteliam

Marco Zero Conteudo_nQuero saudar o mais novo sítio jornalístico da blogosfera progressista: Marco Zero Conteúdo, jornalismo independente, com foco nos direitos humanos e na cidadania, com sotaque pernambucano.

Sim, vem do Recife, a capital de da terra dos altos coqueiros. Salve!

O video de apresentação capturei no Youtube:

 

 

Já andei navegando por lá, e gostei do que li e vi. Tanto, que linquei o sítio entre as indicações de leitura do A Tal Mineira: Estes fazem a diferença, na coluna à direita neste blogue.

Sejam muito bem-vindos. Sangue novo, devidamente bombeado faz toda a diferença. Andamos carentes de Jornalismo, assim com letra maiúscula, com propósitos decentes.

É uma equipe de peso, com formação teórica e experiência diversificada. Tenho o prazer de conhecer a maioria. Tem tudo para dar certo e cativar os leitores-internautas.

Um detalhe importante: são as pessoas, via doação ou aquisição de produtos a fonte de financiamento do coletivo – além de cursos, oficinas em comunicação e produção de mídias diversas.

A independência requer dispensa de patrocínios de governos, empresas públicas e privadas, acreditam.

Bom começo.

A coordenação de conteúdo está em excelentes mãos: o jornalista Inácio França é profissional maduro, ainda que das gerações mais recentes, engajado nos princípios de equilíbrio e responsabilidade no trato da informação.

Que tenham vida longa e profícua.

Marco Zero, para quem não sabe, dá nome ao largo a beira do estuário, na região portuária, onde o Recife começou, há 478 anos. É lá que o povo se reúne em torno das principais festividades da cidade – da cultura e da tradição, também na politica.

Vale à pena conhecer os dois.

Marco Zerro-MZconteudo
Marco Zero, Recife-PE – a foto que abre as páginas do MZ Conteúdo nas redes sociais, naturalmente associada à logomarca do coletivo de jornalismo independente

 

 

O ponto turístico é obrigatório para quem visita capital pernambucana.

O sítio jornalístico está ao alcance de um clique: marcozero.org – também no facebook.com/mzconteudo, no Twitter: @mzconteudo e pelo correio eletrônico: marcozero@marcozero.org

 

 


2 comentários sobre “Marco Zero: jornalismo independente no Recife

  1. São iniciativas assim que mostram quão sem sentido é confundir a crise das empresas jornalísticas e da estrutura vigente com uma crise global do Jornalismo. O bom conteúdo está de esguelha, aproveitando as brechas que surgem para se mostrar vivo – e talvez cada vez mais próximo do que conceitualmente deveria ser – do que nunca.

    Na torcida pelo Marco Zero e por outros marcos do tipo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s