No Dia do Frevo, Dilma chama todo mundo pra dançar

por Sulamita Esteliam

A presidenta Dilma Roussef decidiu antecipar o Carnaval e botou o bloco da economia para anunciar a segunda etapa do malfadado ajuste fiscal. Indispensável para recolocar a economia nos prumos, segundo o governo.

Coincidentemente, o anúncio se dá no Dia Nacional do Frevo, comemorado em 14 de setembro – em Pernambuco é celebrado no dia 09 de fevereiro, aqui  o porquê. Esta música-dança que é a cara do Recife e de Olinda e que, como escreveu Capiba, embriaga, “entra na cabeça/depois toma o corpo/e acaba nos pés”.

Música e matemática, você sabe, têm tudo a ver.

No caso do frevo, uma conta de somar e diminuir que busca preencher os vácuos ou abrir espaço para passistas e brincantes, ladeira acima, ladeira abaixo. No que diz respeito ao ritmo, funciona assim, na didática do maestro Spok e Orquestra:

 

 

Do Tijolaço
Do Tijolaço

Os buracos orçamentários tão comuns nos ditos países desenvolvidos – que nossa vira-latice tanto gosta de citar e/ou imitar -, também precisam ser preenchidos. No Brasil, porém, tudo, de tempos para cá, é tratado como o fim do mundo.

sonegac3a7c3a3o_(1)84183
Charge capturada no Vermelho.org

Furos, é bom que se diga, não pela dilapidação do patrimônio público, como o foram as privatizações. Ora são causados muito mais pela baixa arrecadação – e aí se inclui os bilhões e bilhões da sonegação -, do que pelo excesso de gastos.

É o que dizem os entendidos de boa vontade, e aqueles que “fogem ao mantra do corta-corta”, na expressão de Fernando Brito, do Tijolaço, como o economista André Perfeito.

Os de má vontade põem tudo na conta da Dilma, a Geni da preferência nacional.

Vêm cutucando a onça com vara curta, todavia. E faz tempo. Os porta-vozes da casa-grande, papel tão bem encarnado pela mídia venal, ousaram dar um ultimato: ou corta ou renuncia, diz o editorial da Folha de domingo.

Pois Dilma chama todo mundo, a corte e a casa-grande, para frevar. Frevo coqueiro, ventania e frevo abafa, no cruzamento dos Quatro Cantos com a Ladeira da Misericórdia.

Dobra, estica e puxa.

Dobradiça ou uma cravada nas receitas, preferencialmente. O que inclui o retorno da CPMF para financiar a Previdência Social, no espírito solidário da Constituição cidadã. E também a taxação do lucro sobre o patrimônio das pessoas físicas acima de R$ 1 milhão, com alíquotas crescentes. Também passam a pagar IR sobre ganhos financeiros as pessoas jurídicas. E há corte de subsídios antes destinados ao sistema S (Senac, Senai, Sesc) – aqui o detalhamento.

Tesoura nas despesas, que transfere às emendas parlamentares a cobertura da parte dos recursos do PAC e da saúde suprimidos no ajuste. No caso do Minha Casa Minha Vida, a proposta é que a verba direta seja coberto pelo aumento de investimento via recursos do FGTS – aqui.

O ferrolho, ou se preferir, chute na canela fica para os servidores federais, que terão o reajuste salarial adiado por seis meses, além de perda de alguns benefícios.

Nesta terça a CUT lança a campanha nacional unificada de várias categorias, na Paulista, centro financeiro de São Paulo. O mote: “Em defesa da democracia, do emprego e do salário”.

Todas as medidas, é bom não esquecer, passam pelo crivo do Congresso Nacional.

A ver no que vai dar a folia.

 

 

PS: Guerreiros do Passo é um grupo de professores de frevo do Recife que, há 10 anos, desenvolve projeto de preservação desse ícone da cultura pernambucana. E é patrimônio imaterial da humanidade, título dado pela Unesco.  Todos os sábados tem aula gratuita na Praça do Hipódromo, Zona Norte do Recife. O ano inteiro.

O vídeo é da apresentação do grupo no Festival de Dança do Recife, em 2009.

*****************

Postagem revista e atualizada dia 15.09.2015, às 16:22: correção de erros de digitação e de gramática em diferentes parágrafos; correção dos acessos aos vídeos, e inclusão do PS sobre o vídeo do passo. E às 21:16, repostagem dos vídeos, cujo acesso estavam em erro técnico permanente. Peço desculpas a quem acessou ao longo do dia.

 

 


Um comentário sobre “No Dia do Frevo, Dilma chama todo mundo pra dançar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s