Mulher e Mídia 9: em pauta, a Zika, os direitos reprodutivos e a qualidade da informação

por Sulamita Esteliam

mulher-e-midia-9-100x50 (1)Neste feriado de 21 de abril, sigo para São Paulo onde vou participar do 9º Seminário da Rede Mulher e Mídia, que tenho a honra e a responsabilidade de integrar desde 2010 – embora participe menos do que gostaria, e deveria. Nesta edição, foca os direitos reprodutivos, comunicação saúde, direito e bioética, com o propósito de discutir a epidemia do virus zika neste contexto. Qualificar para fugir às armadilhas da simplificação.

aborto_bordado-100x50Especialistas no tema de diversas partes do país e do mundo e representantes de organizações nacionais e internacionais se fazem presentes, dias 22 e 23, de 9:00h às 17:30h, no salão Topázio do Hotel Braston São Paulo, na Consolação. Quem se interessar pode acompanhar pela web, pois o evento tem transmissão ao vivo, e as inscrições já estão encerradas. O acesso será divulgado pela Agência Patrícia Galvão.

Importante registrar que esta semana faz um ano desde que se tomou conhecimento de que o vírus da zika tem correlação com a má formação em fetos. A proposta do seminário é aproximar os campos da pesquisa, assistência e políticas públicas dos profissionais que produzem informações diariamente.

O que se pretende, segundo o Instituto Patrícia Galvão, organizador do evento, é fornecer subsídios para fortalecer a cobertura da mídia nacional com informações de qualidade. É um chamamento para o debate público sobre a situação das mulheres, grávidas ou não, no contexto da epidemia de Zika no Brasil.

Fato é que a epidemia da Zika e a síndrome congênita associada ao vírus afetam tanto as famílias, como as comunidades e o sistema de saúde e suporte social. Todavia, afetam principalmente as vidas das mulheres. São elas que estão no centro dessa epidemia, mas não são as mulheres o foco principal do debate público. Urge garantir direitos.

O propósito do Seminário Mulher e Mídia é suprir esta lacuna, travando esse debate em profundidade.

Vem a calhar, já que acontece em meio aos preparativos para a ação de litígio estratégico que do STF a avaliação da inconstitucionalidade de o Estado impedir a interrupção da gravidez no caso de mulheres infectadas pelo vírus zika. A ONG Anis – Instituto de Bioética é quem desenvolve a ação e está no seminário. Vai explicitar e debater a estratégia judicial para garantir planejamento familiar e proteção à maternidade e à infância.

Dentre os convidados, Ana van der Linden, neurologista do Imip – Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, do Recife. Ela está no painel da tarde do primeiro dia de seminário, que vai debater o Acesso à Informação e Planejamento Reprodutivo no Contexto da Zika. Na mesma mesa está Jacqueline Pitangui, coordenadora da ONG Cepia.

Presentes, também, Suzanne Serruya, diretora do Centro Latino-Americano de Perinatologia da Unidade de Saúde da Mulher da OMS; Thomaz Gollop, especialista em medicina fetal e coordenador do Grupo de Estudos sobre o Aborto; Debora Diniz, professora e pesquisadora da UNB e da ONG Anis – Instituto de Bioética; Tania Lago, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, dentre outros.

Clique para conhecer a programação integral, e aproveite para saber um pouco de cada um dos convidados.

Bom ressaltar que o evento é aberto a jornalistas e comunicadores. O credenciamento pode ser feito aqui.

O 9º Seminário Nacional A Mulher e a Mídia – Mídia, Zika e Direitos das Mulheres é realizado pelo Instituto Patrícia Galvão, com apoio da Fundação Ford, e em parceira com a ONU Mulheres.
Assista ao documentário sobre as mulheres vítimas do vírus da zika, dirigido por Débora Diniz:

 

 

 

 


Um comentário sobre “Mulher e Mídia 9: em pauta, a Zika, os direitos reprodutivos e a qualidade da informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s