O império do PPF e PMPF em conluio com o PIG, segundo Brito: o show não pode parar…

por Sulamita Esteliam
Jaques Wagner, ex-ministro de Lula e Dilma e ex-governador da Bahia- Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Estou em contagem regressiva para retornar ao Recife, portanto na correria para fechar esta minha estada na Macondo de origem.

Assim, sem tempo para amanhã, transcrevo artigo do colega Fernando Brito, do Tijolaço, sempre preciso em suas argumentações.

Trata do espetáculo da busca e apreensão na casa do ex-ministro, ex-governador da Bahia e ex-deputado pelo PT, Jaques Wagner, na madrugada da segunda.

Detalhe: a TV Bahia, da família ACM, afiliada da Globo, chegou antes dos policiais. Shownarlismo de vazamentos, a gente vê por aí…

E também da anulação pela PGR do acordo rumoroso da delação premiada dos executivos Friboi, que, não por acaso, envolvem o AhÉCim e o vampiro usurpador temeroso.

Até para não se dizer que me comporto como avestruz, quando as denúncias atingem “vocês” – leia-se petistas, petralhas, mortadelas e que tais comunistas sem noção, esquisitos sem eira ou beira …

Mas é preciso registrar: a ação que deu origem à presepada, brotou de questões eleitorais e  foi arquivada por determinação da juíza Patrícia Cerqueira Kertzam na sexta-feira, 23, informa a página do PT no Senado.

Segundo a decisão, havia falta de indícios mínimos da ocorrência de delito na seara eleitoral para justificar a instauração de inquérito policial no âmbito daquela Justiça Especializada.

O caso havia sido remetido para a justiça da Bahia pelo ministro EdsonFachin, relator da Lava Jato.

Queiram ou não queriam os juízes, e juízos, não é preciso elaborar muito para ver que a tuba já não cabe tanto gato…

Os partidos políticos do Brasil de hoje: PPF e PPGR

Não tenho, por evidente, razões para defender o Sr. Jaques Wagner, até porque não se tem muitas informação sobre as acusações que lhe fazem.

Menos ainda aos irmãos Batista ou aos maiores prejudicados por suas denúncias, Michel Temer e Aécio Neves.

Mas está evidente que é a política que está mandando na ação tanto da Polícia Federal quanto na Procuradoria Geral da República.

Não lhes ficaria mal, do jeito que as coisas vão, faz tempo e cada vez mais, de Partido da Polícia Federal – que, aliás, assume estar se movimentando para eleger uma “bancada” na Câmara – e de Partido da Procuradoria Geral da República.

No caso de Wagner, parece haver muito pouco de concreto. Apegam-se a relógios que, se não lhe louvo o gosto, parecem ser muito pouco para algo que não seja fazer escândalo.

O “superfaturamento” das obras no estádio também ficou no terreno da vaguidão, pois é um contrato de contrapartidas de 15 anos e dificilmente haveria “propinas” adiantadas nos valores que se menciona.

O caso do estádio vem sendo investigado há anos, a delação da Odebrecht é velha e haveria tempo mais que suficiente para serem apresentadas provas.

Se não existem, a ação policial tem toda a característica de política. Afinal, como explicar que não se use o critério de “busca e apreensão”  – e queriam a prisão, até! – contra personagens de outra plumagem, como o tal “Paulo Preto”?

No caso da anulação da delação dos irmãos Batista, a coisa tem mais jeito de um drible de futebol, quando o movimento para um lado serve para se passar pelo outro.

Primeiro, a delação justificava tudo, inclusive o perdão e a vida no exterior.

Agora, será anulada, quase que certamente, porque um procurador a facilitava.

Ocorre que, invalidada, a delação extinta terá um imenso potencial de anular as provas que com ela vieram, por mais ginástica que façam a fim de que elas prevaleçam valendo.

Se as provas foram obtidas pelo acordo de delação ilícito, juridicamente passam a ser ilícitas.

“Ninguém pode ser investigado, denunciado ou condenado com base, unicamente, em provas ilícitas, quer se trate de ilicitude originária, quer se cuide de ilicitude por derivação (…). A doutrina da ilicitude por derivação (teoria dos ‘frutos da árvore envenenada’) repudia, por constitucionalmente inadmissíveis, os meios probatórios, que, não obstante produzidos, validamente, em momento ulterior, acham-se afetados, no entanto, pelo vício (gravíssimo) da ilicitude originária, que a eles se transmite, contaminando-os, por efeito de repercussão causal” (…) “qualquer novo dado probatório, ainda que produzido, de modo válido, em momento subsequente, não pode apoiar-se, não pode ter fundamento causal nem derivar de prova comprometida pela mácula da ilicitude originária” (STF, RHC 90.376/RJ, j. 03.04.2007, rel. Min. Celso de Mello).

Só poderia haver aproveitamento das provas se elas tivessem sido obtidas por meio autônomo, sem qualquer ligação com o acordo de colaboração, o que evidentemente não é o caso nem das gravações das malas de Rocha Loures, nem das gravações das malas destinadas a Aécio Neves.

Para ficar no futebol, parece uma nova leitura do que dizia Dario, o Dadá Maravilha: “fiz que ia, não fui e acabei não fondo“.

*******

Em tempo, agrego, para quem não é afeito ao noticiário político, mesmo no PIG:

  1. Paulo Preto é o operador do PSDB, e foi flagrado semana passada com milhões em conta na Suíça. Não se tem notícia de uma operação “lavajateira”, no dizer de um tuiteiro, da PF para vasculhar sua casa em São Paulo.
  2. O “procurador” da Lava Jato a que se refere Brito é Marcelo Miller, que ainda estava na função quando trocava figurinhas pelo zap-zap com os empresários da JBS. Ato contínuo, deixou o “emprego” federal para advogar para eles. No Vi o Mundo tem matéria esclarecedora sobre os calos que fizeram a PGR anular a delação.

2 comentários sobre “O império do PPF e PMPF em conluio com o PIG, segundo Brito: o show não pode parar…

  1. Olha eu aí…

    NÃO SE DEIXEM ENGANAR OUTRA VEZ. NÃO SEJA MANIPULADO DE NOVO PELA QUADRILHA GOLPISTA.
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2018/02/27/nao-se-deixem-enganar-outra-vez-nao-seja-manipulado-de-novo-pela-quadrilha-golpista/

    …SUGIRO A LEITURA, AINDA QUE O TEXTO SEJA LONGO E, SE CONCORDAR, COMPARTILHAR E DISCUTIR. A desinformação e a ignorância são tremendas tornando a idiotização manipulada muito fácil….

    …NÃO ACREDITE NESTA ESTÓRIA DE QUE SE METADE MAIS UM DOS VITOS FOREM NULOS OU EM BRANCO A ELEIÇÃO SERÁ ANULADA. ISTO É MENTIRA, É FARSA, É MANIPULAÇÃO MAL INTENCIONADA. Não acredita? Procure se informar. Não se deixe idiotizar mais uma vez….

    …Sob Temer, Forças Armadas têm o maior prestígio desde o fim da ditadura.
    Nunca um general chefiou pasta da Defesa….Gustavohorta.wordpress

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s