Tempo fecha em Curitiba, mas acampamento e vigília por #LulaLivre se mantêm

Senadora Fátima Bezerra com manifestantes por Lula Livre: Foto: Agência PT
por Sulamita Esteliam

Acabo de chegar a Curitiba, finalmente, depois de duas horas de espera no Aeroporto de Congonhas. Meu voo deveria ter saído às 7:50 horas, mas ficou retido por falta de condições metereológicas para pouso na capital do Paraná. Todavia, encontro céu limpo e claro, e sol bem-vindo para tornar palatável a temperatura de 13 graus, por volta do meio dia.

No que me cabe, e razão da minha estada, as notícias desta “república”, que insiste em agir por leis próprias, não são as melhores. Dão conta de que o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública do Paraná, um certo Jailton Tontini, autorizou o uso da força para dissolver o Acampamento Marisa Letícia.

A principal base de sustentação da Vigília #LulaLivre e a própria vigília, nos arredores da Polícia Federal, seguem em risco, portanto.

O ato, mais um dentre vários ataques nos 53 dias de encarceramento do ex-presidente Lula, implica multa diárias ao PT, e é arbitrário. Bem ao gosto da central de inquisição em que se tornou o Judiciário brasileiro, sobretudo naquelas plagas.

Desconhece acordo público firmado pelo PT do estado e os movimentos sociais, organizadores do acampamento e da vigília, com as autoridades estaduais e municipais, com intermediação da OAB, ainda em abril.

Por essas e outras, as atividades resistem e, acordo com Dr. Rosinha, presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, se matêm até que ocorra a libertação de Luiz Inácio Lula da Silva, preso político em Curitiba.

O partido vai recorrer da decisão no Tribunal de Justiça do Paraná para que os acordos firmados e a lei nacional permaneçam válidas no local. Dr Rosinha responsabiliza o prefeito Rafael Greca pela quebra do acordo:

“O prefeito de Curitiba, que é um irresponsável, entrou com um recurso na Justiça pedindo para que fosse desconsiderado o próprio acordo que assinou, com a desculpa de que jamais o homologou, desautorizando sua procuradora municipal.”

De acordo com a direção do PT curitibano, o juiz deu a sentença sem ler as contra-razões apresentadas pela coordenação da vigília.

A programação do dia é extensa, como tem sido, rotineiramente. O destaque desta quarta-feira, 30, véspera do feriado de Corpus Christi, é a presença de Dany Glover, ator e ativista norte-americano. Embaixador da ONU para direitos Humanos e questões raciais, ele participa do “boa-noite, presidente Lula”, às 19:00 horas e, em seguida, das atividades da Casa da Democracia.

*******

A Tal Mineira passou o chapéu para estar no 6º BlogProg, dias 25 e 26 de maio, em São Paulo. Um esforço coletivo para viabilizar a viagem desde o Recife, translados e estada, que inclui dois dias em Curitiba, aonde esta escriba chegou no início da tarde desta quarta-feira.

Sou extremamente grata a cada uma e cada um d@s amig@s que até agora contribuíram para esta jornada.

Mas digo que continua valendo. Quem puder e quiser pode usar a seguinte conta para depósito:

Ideias e Letras Comunicação

Esteliam & Estelian Comunicação integrada Ltda (razão social)

cnpj: 13.602.046/0001-22

Caixa Econômica Federal

Agência 0867 Operação 022 Conta 238-6

Seguimos na batalha.

Abração.

Sulamita

 


Um comentário sobre “Tempo fecha em Curitiba, mas acampamento e vigília por #LulaLivre se mantêm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s