Senhoras e senhores, o jogo está posto, façam suas apostas!

por Sulamita Esteliam

Não estou com qualquer apetite para escrever sobre política nesta baita sexta-feira, 3 e ainda por cima de lua cheia bombando no céu – estrelado para variar neste inverno dos trópicos.

Pouco se me dá que estejamos na reta final das convenções partidárias neste fim de semana, botando fogo no cabaré Brasil. Incêndio ou rescaldo, sei que vou ter que trabalhar no domingo, de qualquer forma. Só para aquietar a alma em permanente ebulição.

Então… aproveito que estou tão de bem com a vida hoje para tergiversar. O jogo é jogado e está posto, como na mais perfeita tradução do gênio de Aroeira, de quem o A Tal Mineira se locupleta, eternamente grata,

Para não dizer que escapo totalmente à responsabilidade, escolho fugir à maldição do rascunho, e subir a entrevista do Fernando Haddad ao programa do Juca Kfouri na TVT, na semana que finda.  Está na fila de espera há alguns dias, e se não for já, pode ser nunca mais…

Muitíssimo interessante, até porque tem na bancada duas mulheres importantes, ativas no cenário atual da comunicação e da contra-hegemonia do pensamento único no País: a economista Laura Carvalho, heterodoxa e crítica a determinadas decisões dos governos petistas, e a jornalista Mônica Bergamo, colunista da Falha, quer dizer, Folha de São Paulo.

Isso no dia em que o PT dá nó na ansiedade e a bisbilhotice alheia e posterga o anúncio do vice ou da vice de Lula… O Ciro Gomes perdeu o bonde no destempero. Será a Manuela d’Ávila!?

Em troca anuncia as diretrizes do programa de governo, aprovado pelo Diretório Nacional, no início de julho, de que também fala Haddad no Entre Vistas.

O programa de governo resgata as conquistas dos governos do PT e apresenta uma nova agenda para o Brasil detalhada em cinco grandes eixos:

  1. Soberania nacional e popular na refundação democrática do Brasil
  2. Promover um novo período histórico de afirmação de direitos 
  3. Novo pacto federativo para promoção dos direitos sociais
  4. Promover um novo modelo de desenvolvimento
  5. Transição ecológica para a nova sociedade do século XXI

A íntegra do programa de governo do PT pode ser acessada aqui.

Fernando Haddad, como se sabe é o coordenador do Programa de Governo do PT para as eleições 2018. É apontado, também, como o possível substituto de Lula na chapa para a Presidência da República, caso o Judiciário cumpra sua parte no golpe e inviabilize a candidatura do ex-presidente, a despeito da Constituição, e da práxis em vigor até aqui, o garantir.

Ele nega que seja o Plano B, e é compreensível que o faça. Para o PT, sustentar a candidatura Lula é a única forma de desnudar de vez o golpismo que nos colocou nessa situação inominável. E quebrar de vez os golpistas que não querem largar o osso, mesmo tendo sido colocados num beco sem saída.

Taí algo que não entra nas cabeças ilustradas da mídia venal e da própria esquerda, mesmo as bem-intencionadas.

 

O A Tal Mineira reproduz o resumo do currículo de Haddad, publicado pelo Entre Vistas. Pode ser bem útil em tempos futuros:

Bacharel em direito, mestre em economia e doutor em filosofia. Começou na vida política ainda estudante. Integrou a equipe de Guido Mantega no ministério do planejamento e, como ministro da Educação do governo Lula, entre muitos projetos relevantes, reformulou o Exame Nacional do Ensino Médio, foi responsável pela criação do Programa Universidade para Todos, distribuiu mais de 700 milhões de livros gratuitos para estudantes do ensino fundamental e ensino médio e realizou o Programa Brasil Sem Homofobia.

Na sua sua gestão como prefeito de São Paulo, entre os anos de 2013 e 2016, Fernando Haddad humanizou a cidade com políticas de mobilidade urbana, de integração social, aumento da malha cicloviária, e combate à corrupção. Haddad é professor licenciado da Universidade de São Paulo e, atualmente, coordena o programa de governo do partido dos trabalhadores à presidência.

 

Com informações do sítio PT.Org


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s