O amor e o compromisso de quem vive da praia enfrenta o óleo do descaso e da omissão

por Sulamita Esteliam

Deste esta segunda-feira, 21, o Recife está em alerta para a possibilidade de a mancha de óleo cru, que polui o mar e as praias do Nordeste desde o fim de agosto, a partir da Paraíba, cheguem a Boa Viagem e ao Pina.

Meu quintal amado está sob risco. Imagine o tamanho do estrago nos arrecifes.

No sábado, o desastre ambiental, considerado um dos maiores dos últimos tempos, aportou em Carneiros, Tamandaré, no domingo em Maracaípe, no Cupe e em Muro Alto, em Porto de Galinhas/Ipojuga, Pedra do Xaréu e Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, praias do litoral sul pernambucano.

Paraísos devassados pelo ato, descuido e omissão deliberados e criminosos.

O dia nas redes amanheceu com um culpado: a multinacional Shell. Barris com sua logo foram encontradas em praia do Sergipe. A empresa nega,  diz que os tonéis são usados para transportar lubrificante e que, tudo indica, houve reutilização da embalagem.

E a mídia limita-se a cumprir tabela publicando “o outro lado”; inclusive dando a entender que o desgoverno está a posto, o que não é verdade.

Seja quem de quem for a autoria do vazamento, trata-se de crime ambiental, o mais grave dos últimos tempos no sistema marinho.

E nada desculpa a omissão do governo federal. O trabalho de contenção do óleo está sendo feito por pescadores, ambientalistas e funcionários das prefeituras, despreparados para esse tipo de ação. Uma faina, sem equipamento de proteção adequado, e com a maré em seus calcanhares – confira abaixo como você pode ajudar.

O desgoverno do capiroto desmontou os comitês de proteção, responsáveis pela execução do Plano Nacional de Contingência. Até então, sempre funcionaram, pois detinham a expertise para lidar com situações desta monta.

Não à toa, a perita Yara Schaeffer Novelli , doutora e professora sênior da USP, não se conteve e, em entrevista ao Marco Zero Conteúdo, disparou:

Estão nos fazendo de tolos.

Pescadores e suas famílias estão sem trabalho. Mangues, corais e pedras, ecossistemas mais sensíveis, estão sendo atingidos e os danos podem ser irreversíveis, segundo quem é do ramo.

Hoje um vídeo causou estardalhaço nas redes: um pescador soltando o verbo sob a responsabilidade e a situação real: o mutirão para a limpeza das praias, que só em Pernambuco retirou 257 toneladas de óleo, desde o final da semana passada, não resolve se não se conter a poluição no alto mar.

A fala do homem local, que não consegui recuperar para postar aqui, corrobora o que avaliam estudiosos do setor: o que chegou à praia pode ser apenas um amostra. A dimensão do desastre é incalculável.

Isso é responsabilidade da Marinha e do Ministério do Meio Ambiente. Portanto, do governo federal desgovernado.

 

LOCAIS para DOAÇÃO DE EPIs  – em horário comercial

(Luvas, máscaras, galochas, sacos de rafia – tipo de farinham pq os de plástico comum não aguentam o peso do óleo -, peneiras, pás, enxadas e PARA OS VOLUNTÁRIOS: lanche e pagua para beber.

Recife – CENTRO
BOA VISTA: @xoplastico

RECIFE ANTIGO: @inovacaocesar – r. bione, 220

Recife – ZONA NORTE
CASA FORTE: @lapecoranerarecife -Praça de Casa Forte, 505/@decimoandar – Rua Jerônimo de Albuquerque, 55
ESPINHEIRO: @duas – Rua da Hora, 456, Loja 08 – Galeria Mario Melo
JAQUEIRA: @duas – R. Deputado Pedro Pires, 405, loja 09
PARNAMIRIM: @oleirocozinha – R. Albino Meira, 58
ROSARINHO: @pesemlixo
TORRE: @pannomeu

Recife – ZONA SUL
BOA VIAGEM: @studionova.com.br – R. Ernesto de Paula Santos, 1368/@ecoesustentabilidade
PINA: @bottegabastardi – Av. Conselheiro Aguiar, 323/@cavabistro – R. Capitão Rebelinho, 519/@toscanatrattoria – R. Pereira da Costa, 80

Recife – ZONA OESTE
VÁRZEA: @ecociliar.ambiental

Jaboatão

PIEDADE: @ecopartyrecife/@edujardinmpiedade – Rua Ibimirim, 50, Piedade (das 7h às 18h)

*OLINDA: @manutorga

CABO DE SANTO AGOSTINHO: @salvemaracaipe /@sidneymarcelinoleite

(Atualizado em 21/10, 13:54)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s