Canal do Arruda está limpo, agora é manter…

Foto: Felipe Ramos
por Sulamita Esteliam

Semana passada o A Tal Mineira publicou foto e texto sobre o mar de lixo no Canal do Arruda, replicando postagem no Instagram do coletivo Alto Sustentável, que atua na Zona Norte do Recife, a partir do Alto José do Pinho.

Pois bem, como acontece todo janeiro, a Prefeitura do Recife, através da Emlurb, inicia o que chama de “ciclo de limpeza” dos canais.

O Canal do Arruda, transbordante de lixo, deixa de existir com a retirada, em média de 4.500 kg de entulho, todos os anos. Este ano não foi diferente.

E o blogue, que publicou o escracho, divulga o saneamento do problema, também a partir de postagem do Alto Sustentável na rede social.

Confira o resultado:

View this post on Instagram

A Prefeitura da Cidade do Recife mais uma vez gastou dinheiro público por conta do descaso do recifense com nossa cidade, muitos desses que reivindicam financiamento público para obras como postos de saúde, escolas, saneamento básico, etc. Continuam jogando dinheiro no esgoto, literalmente falando. É investimento deixando de acontecer por falta de consciência da população. Famílias que vivem da venda desses resíduos sólidos que vão parar nos canais deixam de por comida na mesa. E nem adianta vir culpar o poder público desta vez. Mais uma vez limparam o Canal do Arruda. Quer apostar que daqui a meses estaremos novamente noticiando esse tipo de absurdo? ♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️ "Até quando você vai levando porrada, porrada. Até quando vai ser saco de pancada? " (Gabriel o pensador) Foto: @filiperamos27 Texto: @hamondennovan #recifelixozero #educacaoambiental #canal #lixozero

A post shared by Alto Sustentável (@altosustentavel) on

A Prefeitura da Cidade do Recife mais uma vez gastou dinheiro público por conta do descaso do recifense com nossa cidade, muitos desses que reivindicam financiamento público para obras como postos de saúde, escolas, saneamento básico, etc. Continuam jogando dinheiro no esgoto, literalmente falando. É investimento deixando de acontecer por falta de consciência da população. Famílias que vivem da venda desses resíduos sólidos que vão parar nos canais deixam de por comida na mesa. E nem adianta vir culpar o poder público desta vez. Mais uma vez limparam o Canal do Arruda. Quer apostar que daqui a meses estaremos novamente noticiando esse tipo de absurdo? ♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️🏳️♻️ “Até quando você vai levando porrada, porrada. Até quando vai ser saco de pancada? ” (Gabriel o pensador)

Foto: @filiperamos27

Texto: @hamondennovan

#recifelixozero #educacaoambiental #canal #lixozero

Agora é cada um fazer a sua parte para manter o canal limpo.

Comece evitando comprar produtos em embalagens não recicláveis. Se o plástico é inevitável, sempre se pode reaproveitar potinhos e vidros prolongando o tempo para o descarte.

Separar o lixo reciclável do orgânico não custa nada. Mesmo que sua rua, seu bairro não seja atendido pela coleta seletiva. Se você faz a sua parte, os catadores não terão que revirar o lixo na rua para separar o que para ele é ganha-pão.

Colocar o lixo para coleta no dia e hora corretas também ajuda. E nem precisa dizer que não se pode jogar lixo nas ruas nem nos canais.

Assim você respeita o seu, o nosso dinheiro, que se torna público com o recolhimento de impostos. É papel da prefeitura investir bem a arrecadação em serviços públicos, e obrigação do cidadão e da cidadã, cobrar, sim, mas colaborar com a limpeza e bem estar da cidade.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s