Nicolelis sugere uma Comissão de Salvação Nacional para pensar e agir sobre a pandemia

por Sulamita Esteliam

Obrigatória a entrevista que o neurocientista Miguel Nicolelis concede aos jornalistas Heleonora e Rodolfo de Lucena no Tutaméia. O cientista, que atua nos Estados Unidos e no Brasil, dentre outras coisas, propõe criar-se uma Comissão Nacional Interdisciplinar de Salvação Nacional para  discutir e formular estratégias para enfrentar a guerra que a pandemia do Coronavírus representa para o Brasil.

Não se trata apenas do combate médico-sanitário, no campo da sáude pública, mas econômico-social, de infraestrutura, de tecnologia, de geopolítica, multifacetário, a exigir providências simultâneas e homogêneas em campos diversos.

Para ele é das situações mais complexas e desafiadoras que o país jamais enfrentou, e é preciso que as melhores mentes pensem os caminhos e apresentem as soluções. Não faltam cérebros capacitados ao desafio no Brasil, mas seguramente elas não estão no governo, como fartamente tem-se demonstrado.

Então, cabe às instituições, ao Congresso Nacional, ao Poder Judiciário e à própria sociedade, todos que desfrutam de alguma racionalidade, sugerir saídas e cobrar providências, e transparência, do Executivo, que tem-se mostrado absolutamente despreparado para a tarefa hercúlea que temos pela frente.

Assista à entrevista, que foi feita em conferência virtual. Há quedas de conexão, vez por outra, mas vale à pena cada minuto:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s