por Sulamita Esteliam
Obrigatória a entrevista que o neurocientista Miguel Nicolelis concede aos jornalistas Heleonora e Rodolfo de Lucena no Tutaméia. O cientista, que atua nos Estados Unidos e no Brasil, dentre outras coisas, propõe criar-se uma Comissão Nacional Interdisciplinar de Salvação Nacional para discutir e formular estratégias para enfrentar a guerra que a pandemia do Coronavírus representa para o Brasil.
Não se trata apenas do combate médico-sanitário, no campo da sáude pública, mas econômico-social, de infraestrutura, de tecnologia, de geopolítica, multifacetário, a exigir providências simultâneas e homogêneas em campos diversos.
Para ele é das situações mais complexas e desafiadoras que o país jamais enfrentou, e é preciso que as melhores mentes pensem os caminhos e apresentem as soluções. Não faltam cérebros capacitados ao desafio no Brasil, mas seguramente elas não estão no governo, como fartamente tem-se demonstrado.
Então, cabe às instituições, ao Congresso Nacional, ao Poder Judiciário e à própria sociedade, todos que desfrutam de alguma racionalidade, sugerir saídas e cobrar providências, e transparência, do Executivo, que tem-se mostrado absolutamente despreparado para a tarefa hercúlea que temos pela frente.
Assista à entrevista, que foi feita em conferência virtual. Há quedas de conexão, vez por outra, mas vale à pena cada minuto: