Dorinha Aguiar e a literatura infantil como instrumento de elaborar emoções e evitar desvios de comportamento

por Sulamita Esteliam

Não tenho formação psicanalítica nem sou psicóloga, mas reconheço um psicopata quando vejo. A vivência com todo o tipo de humanos ao longo dos meus bem-vividos 67 anos e as leituras, desde a adolescência, me dão passaporte para identificação, não para diagnóstico.

Cá pra nós, tenho muita pena da mãe do capiroto-presidente. Já imaginou o que a pobre sofreu para criar essa peste!?

Entretanto, não sei se há prevenção para psicopatia. Sei, entretanto, que há prevenção contra mau-caratismo, que pode aparentar ser a mesma coisa, mas não é. E a formação, a educação, são bons caminhos. O problema, talvez seja quando não se tem caráter.

Como diria as minhas avós, é de menino que se torce o pepino. No caso da psicopatia, confesso que tenho minhas dúvidas, muitas. Linco matéria sobre o tema ao pé da postagem.

Todo esse prolegômeno é para apresentar uma coleção infantil que trata da formação das crianças, desde tenra idade. A autora é Dorinha Aguiar, jornalista e escritora mineira, contemporânea de faculdade.

Chama-se As 7 Virtudes, reúne sete livros onde os personagens são animais humanizados, vendido individualmente, agora também na versão interativa e-pub. Trata-se de livro digital mais democrático, pois adaptável à maior gama de aparelhos – com narração e trilha sonora.

Bem adequado para tempos de pandemia e recolhimento social.

Dei de presente a coleção em texto  para meu terceiro neto, que é de Beagá, há alguns anos, e também para o filho de uma amiga aqui do Recife – um brinde da autora.

A propósito, os livros interativos estão com promoção de pré-lançamento até o dia 23/4/2021, ao preço unitário de R$ 19,90, na Apple e na Kobo – links ao pé da postagem.

Ninguém melhor do que ela para falar sobre a obra:

As 7 Virtudes e as emoções da primeira infância

por Dorinha Aguiar* – especialmente para o A Tal Mineira

A maioria dos adultos não sabe a importância de praticar reações a emoções com a criança na primeira infância. Eu mesma não sabia, quando tive meus filhos.

Hoje, com a minha experiência de ter convivido 16 anos com alguém que tem desvio de comportamento, posso assegurar que o futuro de uma criança está no aprendizado socioemocional na primeira infância. É a única forma de se evitar criar filhos psicopatas, suicidas ou desajustados de alguma forma.

Tenho estudado o tema há mais de 20 anos. Ensinar as emoções na mais tenra idade permite desenvolver a inteligência emocional, praticar o equilíbrio e a empatia – bases para uma vida saudável. Esse envolvimento pode até deixar adormecidos os gens da perversidade!

Por isso, insisto tanto tempo na coleção As 7 Virtudes – Histórias do Ranchinho do Gavião. Ela foi construída com o firme propósito de motivar os mediadores a sentirem as emoções COM as crianças. Somente SENTINDO é possível conhecer o que é cada emoção e sua reação no corpo humano: os hormônios gerados. 

Será esse arquivo mental que norteará a reação por toda a vida! 

Eu sei que meus trabalhos não são nota 10 – longe disso, por carência de recursos financeiros, mas o conteúdo é 10. É útil para todos aqueles que querem de fato se dedicar a construir na criança as bases para uma vida feliz.

Essa troca de conhecimentos entre o adulto e a criança beneficia a ambos, não apenas pela interatividade, mas também por formarem um arquivo mental positivo reativo para toda a vida. É o início da prática da filosofia, que permite à criança o discernimento para tornar-se protagonista da própria vida.  

Tenho como propósito motivar essa mediação dos adultos com as crianças. A coleção tem 5 formatos: cinco! Creio que nenhum livro tem tantos formatos, é outra área que tenho me dedicado a conhecer. Tem livro impresso, audiolivro, videolivro, livro interativo e e-pub. Tudo para alcançar os diversos públicos, de acordo com seus recursos e gostos.

Agora, lançamos o livro interativo, que possui recursos de narração de artistas e trilha sonora, que dão mais emoção e prendem a atenção da pequena criança. As páginas podem ser passadas automaticamente, enfim, há alguns detalhes interessantes, com novas tecnologias que motivam a leitura, a mediação e o aprendizado!

*Dorinha Aguiar é jornalista, escritora e ambientalista premiada no Furnas Ouro Azul, com projeto de Educação Ambiental infantojuvenil. Além da coleção As 7 Virtudes – Histórias do Ranchinho do Gavião, escreveu três livros de registro da história oral de guerras e sobre o ensino do design em Minas; uma coleção de iniciação à filosofia de Kant, com 4 livros em coautoria com a filha Cibele Aguiar Kadomoto; e a série Guardiões da Saúde, que por enquanto tem 24 títulos de doenças de veiculação hídrica. É mentora de novo formato de livro: o Videolivro, um livro criado para ler, ver e ouvir na TV e outros dispositivos.

Youtube: https://www.youtube.com/c/DorinhaAguiarAutora
Instagram: https://www.instagram.com/dorinhaaguiarautora/

Coleção “As 7 Virtudes – Histórias do Ranchinho do Gavião”

• Livro 1 – Bonitinha, a galinha amorosa – temas: Compaixão e igualdade

• Livro 2 – Muriqui, o macaco feliz – temas: Alegria e democracia

• Livro 3 – O Porquinho Sujão – temas: Humildade e resiliência

• Livro 4 – Bolacha e a luz azul – temas: Generosidade e medos

• Livro 5 – Blume, amiga fiel – temas: Lealdade e tristeza

• Livro 6 – Bala, a onça-parda- temas: Prudência e determinação 

• Livro 7 – Carcará, o soberano – temas: Resistência e solidão

*******

Fontes requisitadas:

Portal Uai

Tratamento precoce pode evitar que jovens com transtornos virem psicopatas

Sou  Mãe

Psicopatia infantil: 5 caraterísticas que definem, diagnósticos e causas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s