19 de abril: dia de resistência indígena

por Sulamita Esteliam

O relógio já virou o ponteiro, mas quero compartilhar aprendizado e arte com quem se dá ao trabalho de acessar este blogue. E o faço de três formas, com um vídeo sobre o significado do 19 de abril para os povos indígenas, uma dica literária postada por uma amigo jornalista da área e outra de arte fotográfica.

Primeiro o vídeo, que reproduzi em meu perfil no Instagram/@sulaesteliam:

Agora, a dica do amigo Paulo Nogueira, editor do caderno Pensar do Estado de Minas, também a partir do Instagram/@paulonogueira.pensar . 

Concordamos, plenamente, aqui em casa, com esse jeito de pensar do Ailton Krenak. Costumamos traduzir assim: o planeta se recicla há milhões de anos, não necessariamente para acolher a humanidade. Ou a gente aprende ou…

Fecho, e também a partir do Instragram/@ricardostuckert, com o trabalho de arte e pesquisa do fotojornalista Stuckinha, fiel escudeiro do ex-presidente Lula. Ele acaba de lançar o livro Povos Originários – Guerreiros do Tempo, Editora Tordesilhas, que reúne 20 anos de registro e pesquisas sobre os povos indígenas deste Brasil que o Brasil desconhece:

Foto abertura: Mulher indígena Aikuku Kaimaurá mergulha na chapa dos veadeiros – Projeto Índios do Brasil/Ricardo Stukert

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s