Sexta é dia de Lula no Recife: em apoio a Marília cá!

por Sulamita Esteliam

Lula vem aí, para apoiar publicamente a candidatura de Marília Arraes (Solidariedade), ex-PT e ex-PSB ao governo de Pernambuco. Tem caminhada no Recife na próxima sexta-feira, 14, a partir das 11 horas.

Marilia fez campanha para Lula no primeiro turno, apesar do apoio oficial do candidato petista ao adversário dela, PSB. Este último, fora da disputa depois de governar o estado por 16 anos.

Agora, está todo mundo junto com a candidata do Solidariedade: PT, PCdoB, PSol, PSB – para buscar a vitória que vai confirmar o ineditismo destas eleições: uma governadora pela primeira vez na história de Pernambuco.

Outro feito inédito no estado nestas eleições: fazer a primeira senadora, a petista Tereza Leitão e duas mulheres compromitidas com as causas sociais para a Assembleia Legistativa – a jovem Rosa Amorim (PT), ex-assentada do MST e Dani Portela (PSol), vereadora e mulher negra.

A presença de Lula no seu estado de origem, portanto, é muito bem-vinda para Maríia Arraes, que disputa o segundo turno com outra mulher, Raquel Lyra, ex-prefeita de Caruaru pelo PSDB.

As duas, inclusive, já foram parceiras em tempos idos no PSB. Com o detalhe de que Raquel Lyra substituiu Marília na Secretaria da Juventude e Emprego, quando ela apoiou a reeleição da presidenta Dilma em 2014, deixando o partido para depois filiar-se ao PT em 2016.

No mesmo ano, Lyra deixou o PSB e se filiou ao PSDB para concorrer à prefeitura da “capital do Agreste” pernambucano. Raquel faz campanha no luto pela perda do marido, que faleceu na véspera do primeiro turno.

O voto emocional, muito provavelmente, garantiu sua presença na disputa com Marília, e a tem favorecido nas primeiras pesquisas do segundo turno.

Até as vésperas do pleito, ela vinha embolada com as duas outras candidaturas: Anderson Ferreira (PL), Miguel Coelho (União Brasil) e Danilo Cabral (PSB), então apoiado pelo PT.

Há precedentes: aconteceu com Paulo Câmara, atual governador, eleito em 2014 sobre o fantasma de Eduardo Campos, morto em desastre aéreo em plena campanha presidencial.

Pessoalmente, espero que o Universo seja parcimonioso e não faça o raio cair outra vez no mesmo lugar.

É Lula lá, Marília cá!

O Marco Zero conteúdo traz reportagem redondinha sobre todo o processo que envolve a disputa no segundo turno da eleição para quem vai ocupar o Palácio Campo das Princesas.

Sob o sugestivo título Desafetos políticos e familiares se aliam em torno de Marília Arraes para fortalecer Lula”, a matéria é assinada por Raíssa Ebrahim; e traz detalhes muito interessantes. Vale conferir.

crédito: PH Reinaux

******************************************************************************************
contribuicoes 2

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: