Jornalistas de Minas denunciam prefeito de Uberaba

por Sulamita Esteliam
Os donos da notícia... - imagem capturada na rede
O impedimento ao livre exercício profissional – com ética e responsabilidade, bem entendido – tem-se tornado comum. Em alguns casos, chega à violência física e, até à morte.  Na maioria das vezes, o profissional é confundido com o patrão, o/a repórter com o veículo que, no geral, trabalha com o umbigo dos próprios interesses. Não são poucos os casos, entretanto, de pura prepotência, arrogância e/ou vezo autoritário, mesmo.

Falo isso à amazona, pois tenho sido crítica contumaz aos rumos que o exercício do jornalismo tem tomado no país – no mundo também, mas foco na minha “Macondo”. E não tenho rabo preso, nem do tempo que trabalhei para a dita grande imprensa nem do exercício das funções profissionais que se sucederam.

Autoritarismo parece ser o caso do acontecido em Uberaba, Triângulo Mineiro, segundo me informa a presidenta do Sindicato dos Jornalistas de Minas, minha amiga-irmã Eneida Ferreira Costa. Fê-lo a propósito do caso Cristina Fortes, jornalista do Paraná agredida por assessor da Prefeitura de Quatro Barras – aqui neste blogue.

Pois bem: o Sindicato de Minas acaba de protocolar queixa-crime contra o prefeito Anderson Adauto (PMDB), que extrapolou todas as medidas com a jornalista Élvia Morais, da Rádio 7 Colinas. Baseou-se no “artigo 5º da Constituição Federal e outros dispositivos legais que versam sobre crime contra a organização do trabalho, com uso de constrangimento, ameaça e impedimento de exercício do ofício da profissão”.

*************************************

Transcrevo a notícia, capturada no sítio Jornalistas de Minas:

Sindicato denuncia prefeito de Uberaba

26.08.2011 – Autoritarismo
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais protocolou, no Ministério Público de Uberaba, queixa crime contra prefeito da cidade, Anderson Adauto (PMDB).

No final de julho, dois episódios envolvendo a jornalista Élvia Morais, da editoria de política da Rádio Sete Colinas de Uberaba, levaram o Sindicato dos Jornalistas a apresentar queixa crime junto ao Ministério Público (MP) do município contra o prefeito da cidade, Anderson Adauto.

Após veicular matéria que não agradou a Adauto, a jornalista recebeu do próprio prefeito, em 26 de julho, telefonema informando que não mais a receberia em seu gabinete. Vale salientar que Élvia é a repórter da rádio responsável pela cobertura política da cidade.

Dois dias após o telefonema, tendo a rádio Sete Colinas recebido convite da assessoria de comunicação do prefeito para coletiva de imprensa que abordaria sua viagem aos Estados Unidos, Élvia foi designada para reportagem. Ao chegar ao local, minutos antes do início da entrevista, por determinação de Anderson Adauto, a jornalista foi convidada a se retirar do local.

Decidida a exercer sua função, a repórter disse que não se retiraria e argumentou ser a responsável pela cobertura do gabinete do prefeito e, como profissional, teria o direito de participar de entrevistas coletivas já que o convite era extensivo a todos os jornalistas.

Insatisfeito com a postura de Élvia, Anderson Adauto ligou para Fuad Hueb, empresário responsável pela Rádio Sete Colinas, na tentativa de dissuadi-lo quanto à presença “inoportuna” da jornalista no local. Por sua vez, o empresário não aceitou a intimidação, orientando a repórter a cobrir a entrevista coletiva.

Contrariado, o prefeito orientou sua assessoria de comunicação a não repassar releases da prefeitura a Élvia e, ainda, incumbiu-lhe de informar à jornalista que ela estaria proibida de “pisar no gabinete” do prefeito.

Após tomar conhecimento do fato, o Sindicato dos Jornalistas, embasado no que dispõe o artigo 5º da Constituição Federal e outros dispositivos legais que versam sobre crime contra a organização do trabalho com uso de constrangimento, ameaça e impedimento de exercício do ofício da profissão, protocolou junto ao Ministério Público de Uberaba queixa crime contra o prefeito. O SJPMG aguarda o posicionamento do MP, certo de que as devidas providências serão tomadas.


3 comentários sobre “Jornalistas de Minas denunciam prefeito de Uberaba

  1. 26.08.2011 – AutoritarismoO Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais protocolou no Ministerio Publico de Uberaba queixa crime contra prefeito da cidade Anderson Adauto PMDB ..No final de julho dois episodios envolvendo a jornalista Elvia Morais da editoria de politica da Radio Sete Colinas de Uberaba levaram o Sindicato dos Jornalistas a apresentar queixa crime junto ao Ministerio Publico MP do municipio contra o prefeito da cidade Anderson Adauto..Apos veicular materia que nao agradou a Adauto a jornalista recebeu do proprio prefeito em 26 de julho telefonema informando que nao mais a receberia em seu gabinete. Vale salientar que Elvia e a reporter da radio responsavel pela cobertura politica da cidade..Dois dias apos o telefonema tendo a radio Sete Colinas recebido convite da assessoria de comunicacao do prefeito para coletiva de imprensa que abordaria sua viagem aos Estados Unidos Elvia foi designada para reportagem. Ao chegar ao local minutos antes do inicio da entrevista por determinacao de Anderson Adauto a jornalista foi convidada a se retirar do local..Decidida a exercer sua funcao a reporter disse que nao se retiraria e argumentou ser a responsavel pela cobertura do gabinete do prefeito e como profissional teria o direito de participar de entrevistas coletivas ja que o convite era extensivo a todos os jornalistas..Insatisfeito com a postura de Elvia Anderson Adauto ligou para Fuad Hueb empresario responsavel pela Radio Sete Colinas na tentativa de dissuadi-lo quanto a presenca inoportuna da jornalista no local.

  2. Pingback: Evita Lamprey

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s