Cultura negra, saúde e o respeito aos direitos humanos

por Sulamita Esteliam
Informativos, fitinhas e lançamento de vídeo para celebrar o 20 de Novembro no Recife -Foto Irandi Souza/PCR

Uma das atividades de celebração do Dia Nacional da Consciência Negra no Recife, data da morte de Zumbi, o Rei do Quilombo dos Palmares, é o lançamento de documentário O Cuidar dos Terreiros da Rede Nacional e Religiões Afro Brasileira e Saúde. Trata da diversidade cultural das religiões de matrizes africanas e os cuidados e práticas de saúde no âmbito dos terreiros de candomblé. Aconteceu pela manhã, na Prefeitura do Recife.

Ainda não disponibilizaram o vídeo, mas prometo compartilhar com vocês tão logo tenha acesso. Enquanto isso, para continuar a celebrar a data – aqui no blogue -, busquei no Youtube o que posto abaixo. É da lavra da mesma rede, gravado em terreiro no início do ano, durante  Encontro de Saúde no terreiro Ilê Omulu e Oxum, de Meninazinha, no Rio de Janeiro.

E é uma chamada à consciência. É lição de acolhimento, anti-intolerância em várias direções: racismo, homofobia, deficiências e que tais. A fala de uma das mães de Santo, que vocês certamente identificarão, é de arrepiar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s