O ‘Black Bloc’ desembarca no Recife, socorro…!

por Sulamita Esteliam
O Recife pega fogo durante protestos pelo passe livre, na quarta - Fotos Beto Oliveira/Lumen
O Recife pega fogo durante protestos pelo passe livre, na quarta – Fotos Beto Oliveira/Lumen

O Recife ferve, e não é só no Carnaval. Se a manifestação do 20 de junho colocou nas ruas milhares de pessoas, falou-se em até 100 mil, pacificamente – as demonstrações de intolerância foram, equivocadamente, reservadas aos militantes partidários e sindicais identificados – agora, o bicho pegou.

7 Protesto Passe Livre dos Estudantes do Recife PE 21 08 13O Black Bloc, ou um arremedo do movimento anarquista contra o sistema vigente, fez aqui sua estreia. Em parceria, aparentemente não combinada, com a Frente de Luta pelo Transporte Público, a versão pernambucana do Movimento pelo Passe Livre, que na quarta-feira, protestou no Recife pela 7ª vez em oito meses.

Entre estupefatos e exultantes, os jornais de hoje estamparam na capa a imagem do quebra-quebra e queima-queima no centro da cidade, em manifestação que começou pacífica: Vandalismo Mascarado!, Praça de Guerra, E ninguém foi preso.

7 Protesto Passe livre  dos Estudantes do Recife PE 21 08 13Pessoalmente, sou avessa a qualquer tipo de violência. Politicamente, acho que toda democracia para funcionar, vez por outra, precisa de solavancos. E se é um prazer inefável imaginar poder quebrar as pernas do capitalismo, que tem no vandalismo seu modus operandi, não consta que tal tipo de ação tenha logrado êxito tempos afora… A não ser no causar desconforto, medo e, muitas vezes, dor.

RECIFERVEU_2491Por outro lado, é lamentável, e incompreensível, a depredação do patrimônio público – de nosso uso por direito e mantido pelo seu, meu, nosso suado dinheirinho. O Cine São Luiz e a Câmara dos Vereadores, por exemplo entraram na dança. E não há dúvida: quem paga a conta do ônibus queimado e das bicicletas quebradas somos nós, cidadãos-usuários.

Resumo da ópera: sobra pros mesmos.

Agora, irresponsável é a palavra que define a atitude do presidente da Câmara Municipal, Vicente Gomes (PSB). Durante a ocupação da casa da vereança, no início do mês – aqui no blogue, ele assumiu com o movimento compromisso que não poderia cumprir: instalar CPI do Tranporte Público sem o número regimental de assinaturas. A CPI foi enterrada.

Parêntesis necessário – Insisto: a Câmara do Recife, ou qualquer uma do entorno, não é fórum para uma CPI dos transportes públicos nem a Prefeitura Municipal é quem deve encaminhar o projeto de lei do passe livre. Por uma razão simples: o consórcio que rege o transporte público é metropolitano, sob a coordenação do Estado.

Outro parêntesis – Então: cabe à Assembleia Legislativa e ao Governo de Pernambuco cuidar do assunto. Se querem solução para a querela, é nessas portas que os estudantes devem bater. Aliás, sabem disso, pois boa parte, inclusive a liderança, é universitária. Taí uma pergunta básica para se fazer na coletiva que a Frente convoca para a tarde desta sexta-feira, 23.

Voltemos ao edil-presidente e ao protesto da vez: Gomes admite ter marcado reunião com a Frente de Luta pelo Transporte Público, e agora diz que os representantes lá não compareceram – aqui. Na verdade, os estudantes encontraram a polícia guardando as portas fechadas da “Casa do Povo”, pois que o expediente fora suspenso.

Começaram aí as provocações verbais e os deboches, que evoluíram para pedras, fogo e coquetéis molotov, segundo relatos de alguns conhecidos que assistiram ao confronto ou o popular arranca-rabo com a polícia.

Um amigo, em particular, avalia que “o pessoal (o movimento) errou a mão.” Pelos relatos publicados pela mídia, entretanto, o combustível foi a repressão da própria polícia, que agora promete mudar a atitude, para pior – leia nota publicada na página da Frente no Facebook.

Beto Oliveira, fotógrafo amigo e solidário, registrou “imagens quentes” do acontecido. Enviou para o blogue ainda ontem à noite, mas confesso que só as vi hoje, quando ele próprio me avisou. Só agora posso postá-las.

7 Protesto Passe livre dos Estudantes do Recife PE 21 08 13


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s