A igualdade social é a descriminalização de um povo

por Carolina Estelian*
Carol aos 3 anos, quando começou a aprender a "refletir" - Foto: Álbum de família
Carol aos 3 anos, quando começou a aprender a “refletir” – Foto: Álbum de família

Quando eu era pequena, toda vez que fazia uma coisa errada minha mãe me colocava para refletir, normalmente em frente a um quadro que na verdade era uma de suas matérias sobre a pobreza no Vale do Jequitinhonha ( Norte de Minas). Um tempo depois, a fonte de leitura mudou para O Analfabeto Político, de Bertold Brecht…

Minha mãe é uma excelente jornalista, que nunca abriu mão da sua ética profissional e dos seus valores por causa de emprego nenhum, e nem de ameaças (e não foram poucas).

Não sei se todo mundo já parou para analisar a importância da imprensa para um país… A imprensa é a fonte de informação, base para formar opiniões.

Hoje li um texto a favor do Aécio, que trata, estranhamente – ainda não tinha visto por aqui -, da aceitação dele durante seus mandatos.

Os quadros das reminiscências da infância ainda estão na parede: a montagem reportagem sobre a fome no Vale do Jequitinhonha, presente do amigo e parceiro na empreitada, Marcelo Prates/1985 e...
Os quadros das reminiscências da infância ainda estão na parede: a montagem reportagem sobre a fome no Vale do Jequitinhonha, presente do amigo e parceiro na empreitada, Marcelo Prates/1985 e…

Eu vivo em uma Minas Gerais (falo isso porque quase sempre acho que algumas pessoas não vivem na mesma que eu) onde a imprensa é controlada, onde jornalistas são demitidos. Eu vivo em um lugar onde fatos contra o governo (estou falando da esfera estadual) não são publicados, onde a imprensa alternativa é o tempo todo coagida, e assim é muito fácil ser bem aceito pela população! Mas, uma Minas Gerais em que, felizmente (porque me surpreendi), isso mudou!

Eu vivo em uma Minas Gerais onde o tal choque de gestão é uma grande mentira, vivo em um estado falido cheio de números negativos em todas as esferas, onde a violência só cresce, onde professores são tratados como merda e em que bandidos usam dinheiro público para abastecer helicóptero apreendido com MUITA droga, e nada acontece!

Sinceramente não quero voltar a viver em um país assim!

Boa parte do meu ciclo social é o que critica o governo do PT e sua bolsa família. Eles sempre tiveram o que comer com muita fartura, sempre tiveram do bom e do melhor para vestir, estudar nunca foi um problema porque tiveram condições de acesso a ótimos colégios e universidades. O pai e a mãe deram carro aos 18 ou um pouco mais tarde, e a grande maioria morou um tempo fora para melhorar o inglês (que eles estudaram desde cedo em cursinhos particulares) e, depois de formar, partiram para uma Pós-Graduação porque sem isso não é possível ser competitivo no mercado.

... o poster com o pensamento de Brecht, que hoje ocupa, solenemente, a parede do banheiro social da nossa casa no Recife
… o poster com o pensamento de Brecht, que hoje ocupa, solenemente, a parede do banheiro social da nossa casa no Recife

Mas o bolsa família é um absurdo, porque o governo precisa ensinar a pescar e não dar o peixe … Ah?!!!!

A mais nova prática em tempos de eleição é criticar o Nordeste e justificar os votos na Dilma por conta da dependência do bolsa família… Se você acha que nosso estado é tão diferente assim, sugiro que você saia do quentinho do mundo mineiro Centro-Sul e vá ao Norte de Minas, e constate se só o Nordeste depende do bolsa família!

De um tempo para cá o povo do Sudeste resolveu tirar a máscara de politicamente correto e sem preconceito, e se autointitularam arianos?!

Pelo amor de Deus, que coisa ridícula! Não acho que ninguém é obrigado a votar em que eu acredito, mas já que é cool discutir política, agora, vamos aproveitar a onda para entender como funciona nosso país, vamos entender o que cabe a cada esfera política fazer ,e vamos pesquisar o plano de governo dos candidatos. Infelizmente, este ano elegemos a bancada mais conservadora dos últimos tempos no Congresso. Discussões importantes como direitos LGBT, legalização do aborto, dentre outras questões polêmicas, provavelmente, serão colocadas de lado!

Infelizmente, não posso votar esse ano, porque não transferi meu título ou não me inscrevi para votar, mas se eu pudesse votaria na Dilma porque acredito que igualdade social é a base de uma sociedade bem sucedida! Porque, ao invés de investir em câmeras de seguranças, muros altos, cercas elétricas, carros blindados e afins, eu quero poder andar na rua com segurança…

Eu acredito que a igualdade social é a descriminalização de um povo! Ao contrário do que falou uma colunista esses dias, eu Carolina acho ótimo que todo mundo possa conhecer Paris e NY. Infelizmente isso ainda está longe, mas por enquanto, eu quero continuar achando lindo o índice de miséria cair, o número de universidades e escolas técnicas aumentarem, projetos como o ciência sem fronteiras acontecerem!

Eu tenho memória, e me lembro como era minha vida a 12 anos atrás…

 

*Carolina Luíza Estelian Cerqueira é publicitária por formação e produtora de eventos. Vive em Dublin, Irlanda, para aonde foi há poucos meses estudar inglês.

****************

Diz o ditado que quem sai aos seus não degenera.

Topei com o texto acima no Facebook. Li de um fôlego e me emocionei, muito. Não que a postura me surpreenda, partindo de quem o escreveu. Mas é muito bom saber, e dá orgulho constatar que a semeadura deu bons frutos.

Aqui em casa, aliás, ninguém nega a raça, e sou grata por isso.

Claro que pedi autorização antes de publicá-lo aqui.

Sim, não fingirei uma modéstia que não me habita. Mas, “excelente jornalista” é exagêro de filha amada.

Carol faz aniversário na sexta, 17, a milhas e milhas de distância, mas o presente que ganha sou eu.

Isto posto, vamos ao trabalho.

Sulamita


3 comentários sobre “A igualdade social é a descriminalização de um povo

  1. Para mim também não é surpresa esta postura de Carol. Se não fosse assim, não seria ela.Mas, da orgulho ao deparar com este texto bem escrito tão coerente com ela que continua como a maioria lutando por seu espaço e se fazer ouvir com educação e serenidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s