E o Brasil acordou maior e mais feliz: é Dilma de novo!

Latuff para o Sul 21
Latuff para o Sul 21

 

por Sulamita Esteliam

EBC_Brasil_MapaOntem o Brasil adormeceu com a alma lavada. Venceu o ódio, a arrogância, a manipulação, a chacota, o golpismo, a mentira, o preconceito.

Ontem o povo brasileiro mostrou o que é ser gigante pela própria natureza. O povo tem lado, tem memória, tem respeito a si próprio e à História, sabe o que é melhor para si e para a Nação.

A chuva que caiu em diferentes pontos do país lavou a terra do sal da hipocrisia e do cinismo, o suficiente para a justiça prevalecer.

Recife vermelhou, junto com Pernambuco, e todo o Nordeste, e Minas, mostrou que o povo escolhe seus próprios caminhos.  Salvador e a Bahia, São Luiz e o Maranhão, Fortaleza e o Ceará, Terezina e o Piauí, Maceió e Alagoas, Aracaju e Sergipe, Belém e Pará, Manaus e Amazonas, Macapá e Amapá e o Rio de Janeiro inteiro.

A capital de Minas distoou das Gerais, Palmas de Tocantins, e  ao lado de São Paulo e Espírito Santo – estados e capitais – mostraram o que os move. Na mesma sincronia, todo o Centro-Oeste, e mais o Acre, Rondônia e Roraima, e o Sul por inteiro. Será?

mps eleição

Não, não somos um país dividido. Somos um país que exerceu seu direito de escolha. Somos um país que sabe valorizar o espetáculo da democracia. Somos um país que sinalizou que as mudanças têm que continuar e ser aprofundadas. E escolheu o projeto e a pessoa mais capaz de conduzi-las.

E hoje o Brasil acordou maior do que sempre foi. Por que seu povo mostrou que é senhor do seu próprio destino. E que está a postos para garantir que sua vontade se cumpra.

Que os perdedores baixem as armas. Se querem o bem do país, é hora de juntar-se à energia que conduziu a vitória.

De nossa parte, celebremos. A luta foi reenhida, mas renova-se a esperança. É tempo de alegria. É tempo de paz. É tempo de construir o futuro que queremos.

Compartilho a íntegra do pronunciamento da presidenta reeleita, Dilma Vana Roussef. Interessante notar: o coro “o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo” foi ao ar ao vivo na própria emissora. É o tal negócio, ninguém foge à própria história.

 

 

Outra informação é possível. Alternativas de leitura sobre a vitória de Dilma:

Discurso da vitória

 

Sim, cidadania tem preço: clique para denunciar a disseminação de preconceito e/ou racismo na rede. Esse povo não aprende.

 

 

*****************

Postagem revista e atualizada às 14:42, hora do Recife: inclusão dos mapas do Brasil com votação comparativa em todos os estados, e acesso à reportagem com o autor no Terra Magazine, o historiador econômico Thomas Conti.

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s