Domingo é dia de saudar a democracia

por Sulamita Esteliam

charges_ziraldo_05Confesso que ando troncha de preguiça de escrever. Porque hoje é sexta, antevéspera da manifestação Porcina, contra o golpe que já era.

Quem vai contrariar o Trabuco? Ainda mais a Plim-plim. Como é que fica a caixa registradora?

E sem a Globo – a se crer que os irmãos Marinho desistiram de forçar a barra -, quem vai atiçar o “fora Dilma” de domingo? E os 15 minutos de fama, quem, coxinha que se preze, vive sem eles?

Então, você é daqueles ou daquelas que tirou do armário a camisa amarela ou azul da Seleção, lustrou o escudo da CBF idônea, lavou a vuvuzela e espanou o chapéu de palhaço?

Se você se arrependeu a ponto de se maldizer por ter votado na Dilma, sinto muito. Não vai ter golpe. E não por que a Globo e os banqueiros e industriais deixaram de querer. É porque é a vontade da maioria do povo brasileiro.

Quem discorda, pode se manifestar, porque vivemos uma democracia, ainda que engatinhante. E por que é democracia, mesmo que tenra,  vai ter que esperar 2018 para votar de novo para presidente.

No meio do seu caminho tem uma Constituição cidadã. Experimente conhecê-la, é acessível pela rede.

povo-brasileiro_2_1Se alguém que acessa este blogue anão e sujo ficou sem programa de domingo,  não se preocupe. O A Tal Mineira sugere programação alternativa, cultural e cidadã.

No bom sentido das palavras, dos atos e da boa energia que carecemos para seguir em frente – o país e as gentes.

Quem é ou está em São Paulo, capital, por exemplo, tem no mínimo duas alternativas:

1) reforçar a vigília em defesa do Instituto Lula, em curso desde o dia 13 e com mais vigor neste domingo, 16

2) participar do Sarau da Democracia, promovido pelo Jornal GGN, do Luis Nassif, na Casa da Cidade, na Vila Madalena. A partir do meio dia.

Músicos, intelectuais e personalidades públicas “em uma grande confraternização em homenagem à maior das heranças da Constituição de 1988: a democracia e as liberdades individual e coletiva”.

Sacada genial essa do Nassif.

sarau da democracia_nPerdõe a imodéstia, mas é coisa de mineiro dos bons. Tanto que meu povo lá de Beagá criou uma versão do Sarau da Democracia, que acontece do Mercado das Borboletas, na Olegário Maciel, centrão da cidade. Começa as 14:00 horas e vai até as 20:00 horas;.

“Um dia de música e festas saudando a democracia, as políticas de inclusão, a tolerância e a paz no país. Contra qualquer ação antidemocrática que comprometa do futuro do Brasil.”

Pena que Euzinha não estou lá. Mas daqui, do Recife, dou a maior força.

Golpe é palhaçada_nAliás, só soube agora de noite, aqui também tem, com nome apropriado: Batucada da Democracia. Na Praça do Arsenal, Recife Antigo, a partir das 15:00 horas.  Com direito a pintura de camisetas, leve a sua.

Aquecimento para a grande mobilização do dia 20 em prol da democracia, e em defesa da legalidade – aqui, acolá e alhures.

Bom, para quem não queria escrever, “falei” demais.

E tudo que eu queria era compartilhar o Paulinho da Viola…

 

 

Bom fim de semana.

***************

Postagem revista e atualizada em 15.08.2015, às 11:29: inclusão de frases no terceiro, quinto e sexto parágrafos;  correção errosde digitação tbm no terceiro parágrafo – “coxinha”, não “conchinha”.

Inclusão das informações e foto sobre as atividades no Recife – a partir do penúltimo parágrafo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s