O dia em que o Brasil disse NÃO ao golpe

IMG_20160318_173037278_HDRIMG_20160318_173013846_HDRIMG_20160318_171055084
por Sulamita Esteliam

Devo o registro sobre as manifestações de sexta-feira em o Brasil se pintou de vermelho, mas também de todas as cores em defesa da Democracia, do Estado de Direito. E, portanto, contra o golpe em marcha sobre o governo Dilma e os direitos civis do ex-presidente, e ora ministro da Casa Civil, suspenso liminarmente, Luiz Inácio Lula da Silva.

O Brasil real foi às ruas, centenas de milhares, de Norte a Sul do país. No Recife, como em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belém do Pará, São Luiz, Fortaleza, Salvador, Brasília, nos sete cantos da Nação que quer seguir em frente e segura o rojão. Mesmo críticos de políticas do governo, sabem que o Estado de exceção que vigora não serve a ninguém, muito menos ao Brasil profundo.

Gente de diferentes partidos e sem partido, de todos os credos, pretos, brancos, mamelucos, cafusos, indígenas, amarelos. Homens e Mulheres. Trabalhadores  do campo, da indústria e do comércio, bancários, professores, muitos mestres da universidade, estudantes, pessoas ainda com roupa de trabalho, artistas, políticos com e sem mandato, desempregados, sem-terras, sem-tetos, aposentados gente de todas as gerações e idades.

E muitos jovens, uma juventude linda, consciente e energizada, que nos faz recuperar a esperança de um país menos desigual, mais generoso e solidário, de oportunidades e respeito à diversidade. Por isso, e por respeito à Constituição, não aceitam o golpe jurídico-midiático, tramado sem subterfúgios, mas à guiza da moralidade hipócrita e seletiva.

Foi um lindo espetáculo de cidadania, tratado pela mídia venal como “os partidários de Lula e Dilma” ou “os defensores do governo”, a escória, pois. Aqueles que engrossam o caldeirão do golpe e dos sabotadores do país, patriotas de ocasião, e que saíram nas ruas no domingo anterior, também aos milhares, o PIG denomina “Brasil”. Capta a diferença da mensagem?

Sintomático que os alvos principais do protesto tenham sido a mídia golpista, sobretudo a TV Globo, e o justiceiro de plantão da República de Curitiba, Sérgio Moro. Refrões já famosos, como “o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”.  Refrões satíricos, como “vai cair, vai cair, a Rede Globo vai cair…”. Refrões atualizados, como “a verdade é dura, a Rede Globo é a ditadura”.

Alternados com o brado #NãoVaiTerGolpe e gritos de exaltação das campanhas pretéritas: “olé, olé, olá, Lula, Lula!” e sua variante “…Dilma, Dilma!” ou “Lula guerreiro” e ” Dilma guerreira do povo brasileiro”.

E assim foi, com a tarde ganhando a noite e nela avançando, em paz e com alegria, a despeito da gravidade do momento.

Aqui na capital pernambucana, da concentração na Praça do Derby até o encerramento do ato na Pracinha do Diário, três quilômetros de caminhada e seis horas de manifestação. Das janelas dos prédios, moradores acenavam com bandeiras vermelhas e do Brasil, camisas, pedaços de tecido vermelho. Um ou outro contrário arriscou contestar.

Recado claro de que há disposição para a luta. #GolpeNuncaMais.

E dia 31 tem mais povo na rua.

acerto de sentença_nA manifestação em São Paulo foi a maior do país, e contou com a presença do ex-presidente Lula – clique para ler em Carta Maior e também aqui. Pouco depois de falar aos milhares que estavam na Av. Paulista, o ministro-Chefe da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva, teve sua posse suspensa por liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Cabe e já há recurso.

Sentença combinada em almoço, em restaurante no Lago Sul de Brasília, com o senador tucano José Serra (SP) e o ex-presidente do Banco Central do Brasil, e atual operador do mercado financeiro internacional, Armínio Fraga. Sempre tem alguém a postos e o momento foi registrado em foto que, Renato Rovai tem razão, é para ficar na história – de como a elite predadora traça os descaminhos do país.

Eis o vídeo com a fala de Lula, para quem não pode ver in loco ou assistir ao vivo:

 

 

Postagem revista e atualizada às 8:05: inclusão da foto do almoço para o acerto de sentença e do link para o Blog do Rovai.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s