Conexão Colômbia, a primeira ficção de Sérgio Lacerda

por Sulamita Esteliam

Estou picada de curiosidade para ler a primeira ficção do colega jornalista Sérgio Lacerda, com quem trabalhei na re-invenção do Diário de Minas, no final dos anos 80 do século passado, desdobrado em Hoje em Dia e DM Cult.

Lacerda, que também é poeta e pousadeiro – lá na Barriga da Lula, no paraíso chamado Serra do Cipó, uma das portas de entrada da Geraes profunda – é autor de outros livros de fundo cultural histórico. Um deles, um belo exemplar sobre Conceição do Mato Dentro, seu torrão natal.

O título do livro em questão convida à aventura: Conexão Colômbia. Produção coragem, digo, independente, a ser lançada na noite da quinta-feira, 26; Espaço Odara, no Bairro União, Zona Leste de Beagá.

Naturalmente o personagem central é um jornalista, Santiago Vieira, que resolve entrevistar o comandante das Farcs – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Tarefa hercúlea para quem conhece a história das Farcs.

Para tanto, se lança numa viagem que deveria cruzar a Bolívia em direção ao Peru e daí para a Colômbia. Só que, no meio do caminho, é pego em La Paz, acusado de colaboracionismo com a resistência ao governo, suponho, totalitário.

Preso, torturado e quase morto, consegue escapar, e acaba entrando em contato, primeiro, com tribos andinas do alto da Cordilheira e, depois, com os mistérios da Amazônia. Aí a viagem toma o rumo do realismo fantástico, lugares mágicos e viagens sagradas.

Até retomar o objetivo inicial, Santiago Vieira passa por muitas e boas, em cenários múltiplos e ampliados pela larga imaginação de seu criador. O pano de fundo da história reserva um final inesperado, garante o autor.

Tudo isso, escrevo com base nas informações promocionais que me chegam, mas já estou picada pela mosca viajandeira do enredo.

Então, se você é ou está em Belo Horizonte, vá lá conferir:

 

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s