Somos Lula aos milhões, e a resistência segue firme; ao vivo de Curitiba

por Sulamita Esteliam

Impossível mudar de assunto, quando a democracia e o direito à justiça e a liberdade de um homem do quilate de Lula estão em jogo.  Lula é preso político, como este blogue sustenta desde o começo, e o A Tal Mineira, como tantos blogues do seu campo, é parte da resistência ao arbítrio, não somente contra ele, mas contra a Nação Brasil.

Somos “O Quinto Elemento”, como na charge do queridíssimo Cau.

Gomez, conterrâneo radicado na Bahia, mas na verdade cidadão do mundo. Obrigada, moço! Somos Lula aos milhões.

Em Curitiba, por óbvio, está o centro da resistência. Lá a militância se revesa em vigília em frente a sede da Polícia Federal, e lá vai permanecer até que Lula seja libertado. Palavra da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann. Este é o ponto crucial.

Apesar da truculência da PF e da PM na noite de sábado, na chegada do ex-presidente. Violência injustificável contra manifestantes pacíficos, inclusive crianças, que deixou feridos, e cuja responsabilidade está sendo cobrada pelos canais competentes.

Eis o acesso ao vivo ao ato desta segunda-feira no Acampamento da Resistência, nas cercanias da sede da Polícia Federal em Curitiba:

 

O golpe jurídico-midiático, que foi deflagrado com a impeachment fraudulento de Dilma, chega ao seu auge na prisão de Lula. Fatos omitidos pela mídia nativa, venal, mas que corre o mundo estampados na imprensa internacional.

E a presidenta Dilma Rousseff, a legítima, inicia pela Espanha, nesta terça-feira, uma série de palestras, também nos Estados Unidos, para denunciar a prisão política do ex-presidente.

Os movimentos sociais, capitaneados pela Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, já definiram agenda de mobilizações com atos políticos em todo o País pela libertação de Lula, ao longo de abril e até o 1º de Maio.

A quarta-feira 11 promete, pois é quando o ministro Marco Aurélio Mello pode suscitar a rediscussão do STF em torno da prisão após segunda instância. Ele deve propor a inserção na pauta da liminar em torno da AD 43, requerida pelo advogado Kakay – Antônio Carlos de Almeida Castro semana passada. O pleno tem que votar se acolhe ou não a prioridade no julgamento.

Transcrevo o último boletim divulgado pelo Comitê Popular em Defesa do Lula e da Democracia, que resume informações oficiais atualizadas do movimento #ResistênciaBrasil e por #LulaLivre.

Peço licença, entretanto, para começar por minha Macondo de coração, a capital da terra onde brotou Luiz Inácio, o Lula da Silva. Nas ruas do Recife, tarde e início da noite do sábado 07, e apesar do aguaceiro que caiu sobre a cidade, o povo gritou alto e bom tom pela liberdade de Lula. Como de resto, em todo o País.

E, já noite alta, quando o ex-presidente já estava em Curitiba, o público o louvava à saída do show de Maria Bethânia e Zeca Pagodinho, no Classic Hall, na divisa com Olinda. Recebi o vídeo pelas redes sociais, mas posto a partir do Nocaute, o blogue do colega Fernando Morais:

Agora, sim, o Boletim Nº 8, divulgado esta manhã. Permeio com vídeos e fotos relativo:

“Não sairemos daqui sem Lula”. Essa é a orientação da presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, sobre a duração da Vigília Democrática #LulaLivre nas cercanias da Polícia Federal em Curitiba, onde o ex-presidente é mantido como preso político.

2. O advogado Cristiano Zanin reuniu-se com Lula neste domingo e relatou que o mesmo está tranquilo, embora bastante indignado com a injustiça que está sofrendo. Zanin acredita que o ex-presidente será libertado em breve. “Isso não é compatível com a nossa legislação. Nem a condenação, tampouco a prisão para o cumprimento antecipado de pena”, garantiu o advogado.

3. A Executiva Nacional do PT terá reunião às 14h desta segunda (9) na sede do PT do Paraná em Curitiba.

4. A apresentação musical da cantora Ana Cañas emocionou e inspirou o público da vigília. E o ato político, do qual participaram diversos parlamentares, juntamente com a presidenta Gleisi Hoffmann, serviu para fortalecer a certeza de que Lula é um preso político.

5. O mundo está acompanhando com atenção e perplexidade o que acontece no Brasil neste momento. Olímpio Cruz, que foi Secretário de Imprensa do governo Dilma Rousseff, fez um balanço sobre a cobertura da mídia internacional. “A foto de Lula, cercado por uma multidão em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, tirada por Francisco Proner, foi distribuída pela Reuters para todo o mundo e reproduzida em jornais influentes, como o inglês The Guardian e o canadense The Globe and Mail [além do norte-americano The New York Times e do espanhol El País]. (…) O material produzido pelas principais agências de notícia – Associated Press, Reuters, Bloomberg, AFP, EFE, DW e Prensa Latina – ganhou o mundo”, listou o jornalista.

A foto, já publicada no A Tal Mineira, agora com filtro da editora – Francisco Proner

6. Nesse contexto, a única presidenta legítima do Brasil até 31 de dezembro fará uma série de palestras na Espanha e nos Estados Unidos nos próximos dias. Nesta terça-feira (10), Dilma falará na Casa de América em Madri. Na quinta-feira (12), no Colégio de Advogados, em Barcelona. Nos Estados Unidos, Dilma fará conferências em universidades da Califórnia. Berkeley, no dia 16, Stanford, no dia 17, e Universidade Estadual de San Diego, no dia 18. Fiquemos atentos.

A presidenta Dilma, com Lula, aqui no tributo a dona Marisa Letícia

7. Durante show em Buenos Aires, na noite de domingo, a cantora Elza Soares denunciou a golpe contra a democracia brasileira e a tentativa de prisão “dos nossos sonhos”. O público do Centro Cultural Néstor Kirchner respondeu em peso: “Lula libre! Lula libre! Lula libre!”. O vídeo está na internet.

Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
#Boletim 8 – 09/04/2018 – 9h

Na Rede Brasil Atual, colho a informação de que uma caravana de governadores do Nordeste vai visitar Lula nesta terça-feira, 10.

Iniciativa do governador do Ceará, Camilo Santana (PT). Dos nove da região, apenas Paulo Câmara de Pernambuco ainda não confirmou presença.

Bem típico do socialista de ocasião, que esteve entre os golpistas. Agora é ano eleitoral, e há quem pretenda aliança.

Há quem goste de sombras.

Em contrapartida, quem quiser, e puder, ser solidário com a gente acampada em Curitiba, a hora é agora.

 

 

 

 


2 comentários sobre “Somos Lula aos milhões, e a resistência segue firme; ao vivo de Curitiba

  1. Muito bem lembrado pelo Chico Pinheiro…

    MPB4 – Pesadelo
    > https://youtu.be/1l7JMQMUMQw

    “Quando o muro separa uma ponte une
    Se a vingança encara o remorso pune
    Você vem me agarra, alguém vem me solta
    Você vai na marra, ela um dia volta

    E se a força é tua ela um dia é nossa

    Olha o muro, olha a ponte, olhe o dia de ontem chegando
    Que medo você tem de nós, olha aí

    Você corta um verso, eu escrevo outro
    Você me prende vivo, eu escapo morto

    De repente olha eu de novo

    Perturbando a paz, exigindo troco
    Vamos por aí eu e meu cachorro
    Olha um verso, olha o outro
    Olha o velho, olha o moço chegando
    Que medo você tem de nós, olha aí

    O muro caiu, olha a ponte
    Da liberdade guardiã
    O braço do Cristo, horizonte
    Abraça o dia de amanhã

    Olha aí…
    Olha aí…
    Olha aí…”

  2. Sim, somos milhões !!!

    A prisão política do Lula não fará calar a nossa voz. Lula está preso, mas o Lulismo, não !

    Porque o “lulismo” não é uma pessoa, mas uma ideologia política, um modelo político e econômico que contempla todas as classes, todas as raças, todos os credos; um sistema de governo que não segrega, que não oprime, que não abandona o seu povo, sobretudo as classes menos favorecidas; um modelo político fenomenal e bem-sucedido que beneficia e ampara a população, abrangendo a sociedade como um todo.

    O Lulismo é sobretudo uma força, um desejo, um ideal, uma doutrina, uma paixão que povoa as mentes e habita os corações de milhões de brasileiros em todo o país.

    Luiz Inácio Lula da Silva é a semente que fez brotar esse ideal, que criou raízes e agora é uma árvore frondosa, com milhões de ramos, flores e frutos chamada “Lulismo”, que está mais vivo do que nunca e que nas próximas eleições resplandecerá como a luz do Sol nas primeiras horas da manhã anunciando um novo dia, uma novo começo.

    Toda essa implacável perseguição contra o Lula se deve ao fato de o ex-presidente aparecer em primeiro lugar nas pesquisas de intenções de voto. Todas as pesquisas de intenções de voto mostram LULA disparado em 1º na disputa para presidente em 2018.

    Segundo as pesquisas, Lula tem aproximadamente 40% das intenções de voto, o que corresponde a cerca 60 milhões de eleitores que votariam no Lula nas eleições deste ano (número equivalente a 40% do eleitorado brasileiro que é de cerca 150 milhões).

    Ao entregar Lula aos abutres, hienas e chacais lavajateiros, o STF se sobrepôs à vontade desses mais de 60 milhões de eleitores do Lula, negando-lhes o direito de escolher seu presidente, de decidir o seu futuro, de escolher o seu destino.

    Nesse sentido, a prisão do Lula afigura-se como um tiro no pé para os seus adversários políticos, pois, como disse o próprio ex-presidente em seu discurso histórico neste sábado (7), pouco antes de sua injusta prisão:

    “Minhas ideias estão pairando no ar, não há como prendê-las. Não adianta acharem que vão fazer com que eu pare, eu não pararei porque não sou mais um ser humano, eu sou uma ideia.”

    Sim, meu presidente !!! Você está aí encarcerado nos calabouços dessa nova Bastilha, mas nós – milhões de Lulas – , estamos aqui, no front, e não sossegaremos na luta pela sua justa e sagrada liberdade.

    2018 !! LULA PRESIDENTE !! Para o Brasil voltar a crescer, e o povo voltar a sorrir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s