A mentira da Óia-Veja! e/ou os fundilhos desnudos da PF de Curitiba, segundo Brito

por Sulamita Esteliam

Sou obrigada a dar razão ao colega Fernando Brito: a capa da Óia-Veja que vai às bancas neste sábado ou é mentira deslavada, ou a Polícia Federal de Curitiba “está com a bunda de fora”.

Não bastasse o ataque de fúria de um seu delegado, nesta sexta, para tentar impedir o grito diário de Bom-Dia, Lula da Vigília Lula Livre, conforme postagem anterior.

Em comentário no Tijolaço sobre a inacreditável “reporcagem” – palavras dele – que dá capa à semanal paulista, Brito alerta para a dissimulação que pode estar contida na nota em que a PF desqualifica a matéria como “fake news”.

Ou é notícia falsa, mesmo, em bom português, ou alguma facção interna da PF, como sempre, facilitou a incursão indevida da revista de outrora, via repórter Thiago Bronzatto, à carceragem onde Lula está.

E aonde nem o Prêmio Nobel da Paz nem a Comissão Externa da Câmara dos Deputados puderam chegar, barrados que foram pela juíza Carolina Lebbos da Execução Penal.

A antimatéria da semanal – que o Conversa Afiada define como “detrito sólido”, e Euzinha chamo de esgoto do jornalismo – pretende mostrar o cotidiano de Lula na prisão.

E mente até quando afirma que inclui injeções diárias de insulina. Lula tem diabetes mas não usa insulina, até o 07 de abril, pelo menos. E se passou a ter necessidade de usar o medicamento, é preciso saber qual o médico receitou, já que seu médico pessoal, que o acompanha rotineiramente, foi impedido de visitá-lo pela juíza-carceireira.

A nota da PF pode ser, no caso, um mico sem tamanho.

Ou o repórter é embusteiro, o que não é novidade em si tratando do panfleto semanal, ou a PF está de conluio com a Óia-Veja e tenta encobrir desfazendo da trapalhada.

Brito chama a atenção para a hipocrisia da nota, baseado na “promiscuidade, de longa data, entre Veja e a Polícia Federal, que ficou patente na capa do “Eles sabiam de de tudo” de 2014, à véspera da eleição”

“Aliás, é de doer que a PF vá “apurar” a circulação do jornalista por suas instalações, como se alguém pudesse perambular pelo cárcere de Lula sem autorização.

A menos que a Veja tenha cúmplices na hierarquia da PF, o que ajuda a explicar a “nota de esclarecimento” da Federal.

Se houvesse imprensa no Brasil, este escândalo seria apurado com ganas pelo restante da mídia. Como não há, vai passar ignorado.

Mas a Polícia Federal  está com a bunda de fora.”

Para não dizer que não abro espaço para o “outro lado”, transcrevo a “Nota de Esclarecimento da PF”, publicada no sítio do PT, já que não aparece no :

Nota de Esclarecimento:

CURITIBA/PR – Em relação à publicação, da revista VEJA, em 04/05/2018, de matéria intitulada “A VIDA NO CÁRCERE”, assinada pelo jornalista Thiago Bronzatto, que trata da suposta rotina do Ex-Presidente Luiz InácioLula da Silva na Superintendência Regional da PF em Curitiba, esclarecemos que:

1.Minucioso exame das imagens de circuito interno de segurança permite verificar que o autor da matéria não teve acesso à área restrita ao Ex-Presidente.

2.Grande parte das informações constantes na reportagem são equivocadas e imprecisas. É absolutamente falso, por exemplo, que seja administrada insulina ao custodiado.

3.O jornalista esteve presente no edifício da Superintendência Regional recentemente, onde participou de uma reunião com um servidor que não possui relação com quaisquer procedimentos relacionados à custódia.

4.As circunstâncias que envolvem possível circulação do jornalista por outras alas do prédio, após a mencionada reunião, já estão sendo apuradas.

Comunicação Social da Polícia Federal no Estado do Paraná
Tels. 41-3251.7809/10/13

Da Redação da Agência PT de Notícias

Em Tempo:

É possível que o sítio do ex-presidente, lula.com.br, esteja sob ataque na noite desta sexta-feira. Em vão tentei acessá-lo em busca de posição oficial de sua defesa a respeito do assunto desta postagem. Impossível.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s