PT reafirma o “plano L” e lança pré-candidatura de Lula em Minas, nesta sexta, com direito a clipe da campanha

por Sulamita Esteliam

Nem A nem B nem C nem D,  “só existe plano L,, de Lula presidente”. A frase é do ex-governador da Bahia e ex-ministro de Lula e Dilma,, Jaques Wagner, tido e havido como um possível “plano B” para o caso da inviabilidade da candidatura do ex-presidente ao terceiro mandato.

O próprio Lula mandou um recado através de Wagner e do governador do Piauí, Wellington Dias, que o visitaram na carceragem da Polícia Federal em Curitiba no 60º dia de sua prisão política: só não será candidato “se aqui não estiver” ou “se a Justiça apresentar alguma prova contra mim até amanhã, dia 8”.

Lula refere-se ao lançamento nacional da sua pré-candidatura, que acontece nesta sexta, 8 em Contagem, nas Gerais de onde Euzinha brotei.

Estarão lá a presidenta Dilma Rousseff, a legítima; da presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann; governadores,  senadores e deputados, prefeitos; além do governador de Minas, Fernando Pimentel, naturalmente.

O evento se dá no Hotel Actual na Rodovia Fernão Dias, 3443, Bairro Jardim Riacho das Pedras, em Contagem.

Assista ao clipe oficial da pré-campanha Lula 2018, publicada em primeira mão pelo DCM:

Na coletiva de imprensa, após a visita ao ex-presidente, Wagner e Wellington Dias reafirmaram a determinação de Lula em seguir adiante com a candidatura, uma vez constatada sua absoluta liderança nas intenções de votos, que lhe dá vitória no primeiro turno.

Só não vale tirá-lo das pesquisas, como fez certo instituto.

Ambos reafirmam que o nome de Lula será registrado no próximo 15 de agosto. Dias é quem enfatiza:

“Não é um registro por registrar, nós acreditamos que, com base na lei, na Constituição, o presidente Lula tem preservados seus direitos políticos. Ele é elegível”, 

A afirmação de Dias e de Wagner é corroborada por pareceres de juristas especializados em legislação eleitoral. Parte do princípio de que a Lei da Ficha Limpa não impede o registro da candidatura que poderá seguir até a urna, caso não haja impugnação antes das eleições.

O constrangendor para as autoridades encarregadas desse julgamento é que, mesmo encarcerado, Lula tem nas mãos a chave para as eleições presidenciais de 2018. Como bem traduza genialidade do cartunista Renato Aroeira.

Assista a íntegra da entrevista:

Repare que, peguntado, Jaques Wagner afirma que a candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco está mantida. Mas… o encontro estadual foi adiado “para dar oportunidade de conversa com o PSB e não causar constrangimentos a quaisquer dos canidatos”; no caso, Paulo Câmara, candidato à reeleição.

É certo que o “interesse nacional”, como destaca Wagner, se sobrepõe a questões locais. Mas não se trata de questiúncula, como se pretende demonstrar.

Câmara e seu partido são golpistas de primeira hora. Ele não se constrangeu em liberar secretários de Estado para votar a favor da fraude do impeachment que derrubou a presidenta Dilma.

O discurso emocionado de Jaques Wagner, entretanto, se deu após o “Bom-dia, presidente Lula”. Governador da Bahia no segundo mandato de Lula, ele destacou a diferença fundamental da gestão petista para seu estado, Exemplo de como as políticas sociais da gestão mudou a vida do povo brasileiro e deu ao Brasil protagonismo internacional.

“Venho da Bahia onde antes de Lula existia uma universidade federal e agora tem seis, além de 32 institutos federais. Então, mais que a questão material do Minha Casa, Minha Vida, do Luz Para Todos, do Bolsa Família, Lula deu autoestima ao povo brasileiro que durante séculos foi excluído. Lula deu o sentimento de cidadania ao povo e o orgulho de ser brasileiro. Ele colocou pobre pra sentar ao lado de filho de barão na universidade”.

Assista ao vídeo:

Com Agência PT, DCM e Lula.com.br


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s