A gente tenta navegar, mas o mar não está para gente…

por Sulamita Esteliam

Acabo de baixar o aplicativo MONITORA COVID 19, do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus. Fiz o cadastro e o primeiro teste de acompanhamento. Não, não tenho sintomas do Covid-19, e espero seguir assim, Euzinha e também o maridão. Sim, como ele tem repetido, feito mantra, “vamos sair juntos dessa”.

Sigo disposta a abrir a semana com boas notícias, ainda que o mar não esteja para gente. A charge do amigo Genin,arrasadora, é prova disso.-, obrigada.

Por essas e outras não tenho conseguido manter a atualização do blogue. Ando meio nauseada com tudo que está acontecendo, e aí não tenho conseguido ânimo para escrever. É psicológico, talvez efeito da quarentena prolongada. Vou levando como dá, um dia de cada vez, e sem forçar a barra.

A boa do dia quem me traz é o cientista Miguel Nicolelis, que ao lado do Sérgio Rezende coordena o Comitê Científico do Consórcio Nordeste: o aplicativo já pode ser baixado em todo o Brasil para os smartphones do sistema Android. A Apple também já disponibiliza para os DDDs da região, e brevemente o fará para todo Brasil.

Basta baixar e descrever os sintomas, estimula Nicolelis, que pede a divulgação do APP nas redes sociais de cada um. Escreve ele em seu perfil no Facebook:

“Por favor, divulguem nas suas redes sociais. O app do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus precisa alcançar o maior número possível de nordestinos para que possamos ter uma noção mais correta do número de pacientes infectados em todos os municípios e vizinhanças do NE. Basta baixar e descrever os sintomas. Na BA e PI o MONITORA COVID19 está acoplado a um sistema de atendimento de telemedicina. Ou seja, pessoas que precisarem de auxílio médico serão contadas por telefone e serão orientadas sobre a melhor conduta a seguir. Esta semana o app ficará funcional nos estados do SE, PB e MA. Esperamos ansiosos a adesão do CE, RN, PE e AL.

Ajudem-nos a atacar o virus onde nos ataca: nas vizinhanças, nas comunidades, nos bairros. Muito obrigado pela ajuda.
Avanti!

Você pode acompanhar as orientações  do Comitê Científico Nordeste no endereço: www.comitecientifico-ne.com.br

A razão de Pernambuco não ter aderido ainda ao APP Monotora Covid19, tudo indica, se deve ao fato de que desde o final de março está disponível o aplicativo Atende em Casa, uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura do Recife. E posso dizer que funciona, pois minha filha foi atendida, e salva, por ele.

Disponível para sistema Android, o aplicativo já atende 30 municípios além do Recife: Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Moreno, Itapissuma, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Igarassu, Araçoiaba, Abreu e Lima, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Pombos, Fernando de Noronha, Chã Grande, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Arcoverde, Palmares, Ouricuri, Petrolândia, Tupanatinga, Custódia e Sertânia.

Por orientação das projeções científicas, porém, a semana começa com o governo estadual anunciando novas medidas de restrição ao convívio social na tentativa de deter o avanço acelerado da doença no Recife e região metropolitana, sobretudo na capital, em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

A partir do dia 16 é obrigatório  o uso de máscara para moradores e trabalhadores dessas cidades. Também haverá rodízio de placas para circulação de veículos. O critério é números pares em dias pares, ímpares em dias ímpares. Exceções para profissionais das áreas de Saúde, Segurança, Defesa Civil e de uso oficial.

Veículos usados em serviços essenciais também estão autorizados a circular. Haverá postos de controle e fiscalização em diferentes pontos das cidades e nos respectivos acessos. Confira os detalhes no Boletim Covid-19 da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.

A circulação das pessoas também passa a ser controlada. Só saia de casa por um bom motivo e com documentos, poi será exigida identificação e explicação da finalidade da saída.

Fato é que as pessoas relaxaram no isolamento social nos últimos tempos, o que acelerou o avanço do vírus nessas paragens. O estado já figura em quarto lugar no número de casos, 13.768 infectados, e mortos por Covid somam 1.087.

Os números mostram que, apesar de ter alcançado todas as regiões de Pernambuco, 75% dos casos confirmados e 68% dos óbitos estão concentrados em apenas cinco municípios: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe.

No Brasil inteiro a coisa não vai nada bem. A curva da doença sobe em ritmo acelerado, mesmo sabendo-se que os números oficiais podem ser multiplicados por até 15, dada a ausência de testes que favorecem a subnotificação: já são quase 170 mil contaminados e as pessoas mortas já beiram os 12 mil, segundo o boletim do dia do Ministério da Saúde, abaixo.

São vidas e histórias perdidas na sanha implacável da praga, mas sobretudo pelo descaso genocida de quem deveria liderar os esforços para superar a incapacidade crônica de deter a pandemia. Muito antes pelo contrário, os atos de negação e deboche são deliberados.

Não fosse a ação positiva de governadores e prefeitos, a desgraceira seria ainda mais avassaladora.

Alias, assim como se critica as omissões e os abusos de manipulação, é preciso registrar o acerto jornalístico e gráfico da capa de O Globo no domingo, Dia das Mães: um gigantesco memorial com o nome das, então, 10 mil vítimas e suas histórias, “para que não se perca na frieza das estatísticas”.

Quando querem, fazem direito. Embora não possamos nos esquecer do que fizeram no verão, primavera, inverno e outono passados para nos trazer aonde chegamos.

Vamos convir, é quase impossível manter o astral em alta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s