José Genoíno quebra o silêncio para defender a radicalidade democrática

por Sulamita Esteliam

Todo mundo que se acha de esquerda deveria assistir à essa entrevista do ex-deputado, ex-ministro da Defesa do governo Lula e ex-presidente do PT, José Genoíno ao canal Sua Excelência, O Fato, do jornalista Luís Costa Pinto. O repórter Eumano Silva participa da conversa.

Sugestão da querida amiga Mana Coelho, seguidora deste blogue.

Vale cada frame.

É uma análise apaixonada sobre a política brasileira desde a redemocratização, e a partir dos fatos recentes, do Brasil que emerge das eleições municipais.

A autofagia, na qual as esquerdas tupiniquins são especialistas, sofre um puxão de orelha lapidar do petista, que não poupa sobretudo figuras exponenciais do seu partido, que querem ser maiores do que jamais foram, a ponto de acharem que podem “arquivar” o Lula.

Ele lembra que não se faz política sem paixão, e que a esquerda precisa mostrar os dentes para ser respeitada. A começar pelo PT, que “precisa voltar a ser o grande rebelde da política brasileira”.

Radicalidade democrática é governo com participação popular ativa, até porque, lembra, o cerne da luta é a de classe. Ou, quem muito se abaixa mostra os fundilhos.

O PT foi massacrado, porque não destruiu os núcleos de institucionalidade no poder, que servem à casa-grande. E também porque seus governos ousaram distribuir renda, e a classe dominante brasileira é escravocrata, não aceita dividir sequer um naco do seu poder.

Há que concordar com ele: frente de esquerda, sim, para ganhar musculatura para o embate, sem esquecer quem é o inimigo.

Genoino que teve a experiência da guerrilha na luta contra a ditadura, vivenciou o Parlamento com vivacidade e jogo de cintura como poucos. Esta velha escriba é testemunha.

Experimentou o poder e a degradação do massacre público, pessoal e político, que o levou à prisão injusta, com altivez dos inocentes e a paciência histórica dos militantes. E é nessa categoria que ele se coloca e se presta a contribuir com sua análise arguta.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s