por Sulamita Esteliam
O Dia do Nordestino é celebrado em 08 de outubro, por conta do aniversário do poeta cearense, Patativa do Assaré, que já é estrela há bom tempo. Por essas coincidências de agenda, justo na data, o ex-presidente Lula concedeu coletiva de imprensa em Brasília, após uma semana de encontros políticos.
Acompanhei a entrevista na praia, e dei boas risadas com as respostas de Lula às perguntas nonsenses. Claro que é sob encomenda, mas os coleguinhas mais jovens fazem como se fossem suas, próprias de um rasgo de inteligência.
É impressionante.
Lula, como sempre bem-humorado, tira de letra, e tenho certeza, também se diverte. Sobretudo quando o alvo em questão é o eterno candidato Ciro Gomes, sem eira nem beira.
Questionado sobre sua ausência nas manifestações contra o capiroto-presidente, Lula inverteu a questão:
– Quando eu for, vão me perguntar por que vou. Tenho responsabilidade. Quatro ministros ex-ministros da saúde me pedem para não ir. Quando subir no palanque não desço mais.
Lula argumenta que “uma coisa é subir no caminhão um candidato com 40% dos votos e a outra coisa é subir um com 2%”, em boa estocada no Gomes, que foi e tomou vaia, e não gostou.
O senso de humor do candidato, ora no PDT, passa longe do povo nordestino, talvez por que ele tenha se criado na Sobral da intelectualidade cearense.
Compartilho a íntegra da entrevista do Lula, para quem não acompanhou. Além do que, faz tempo nosso ex não aparece por aqui:
*******
Fonte requisitada:
Lula.com.br