por Sulamita Esteliam
Antes que outubro se vá de todo, deixo aqui minha homenagem a quem dedica a vida à missão de nós tornar gente por inteiro. Às professoras e aos professores o meu abraço de respeito e admiração.
Um salve à Antonieta de Barros, que criou o Dia do Professor, e um Salve a Paulo Freire, patrono da Educação brasileira e autor de obras que influenciaram a Pedagogia mundo agora.
Aqui no A Tal Mineira tem uma postagem dedicada ao diálogo entre as ideias da professora – jornalista, cronista e primeira mulher negra a se eleger deputada estadual em Santa Catarina e no Brasil, ainda nos anos 30 – e o filósofo e educador pernambucano, Paulo Freire, no ano do seu centenário.
O Leitura Literária, nesta edição, escolhe Clara Arreguy, jornalista escritora e editora para reverenciar mestras e mestres.
Seu livro mais recente é um tributo a Educação e a quem faz desse trabalho de lapidar cérebros em favor do conhecimento: “O Quarto Canal'”, Outubro Edições, DF, é também um convite a refletir sobre a elegia à ignorância, uma crítica à comodidade da omissão, uma sacudida no sossego do mundo-Brasil.
Vale cada palavra. Além de inovar, com versões em português e inglês na mesma edição.
Grata pelo acesso. Curta, compartilhe e se inscreva, se gostou. Até…
PS: O cenário ao fundo do vídeo é o atelier da artista plástica Analu/Ana Luíza Araújo Santos, pernambucana de Petrolina, com quem minha filha Carolina Estelian divide moradia em Sampa.