Vem aí o Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva, já!

As ruas falam

 

por Sulamita Esteliam

Todos os brasileiros e brasileiras deveriam atentar para um evento que ocorre neste 12 de agosto em diferentes pontos do país. É dia em que os comitês, digamos assim, do Movimento Plebiscito Popular pretendem conquistar mentes e corações para a ideia de uma Constituinte Exclusiva para realizar a Reforma Política, tão necessária.

DiaNacLutas_finalÉ Dia Nacional de Luta, o que no jargão do ativismo significa mobilizações em torno de um determinado objetivo. No caso, o SIM no plebiscito programado para a Semana da Pátria, de 01 a 07 de Setembro. É quando a população vai decidir se quer ou não uma assembleia nacional constituinte exclusiva para mudar as regras do jogo político no Brasil.

Afinal, são estes os anseios que a chamada voz das ruas clama desde as ditas jornadas de junho, há um ano. A presidenta Dilma Roussef chegou a encaminhar a proposta ao Congresso Nacional, ainda em 2013 – também aqui.

Mas deputados e senadores se fizeram de moucos, e ao invés disso, maquiaram a Lei Eleitoral, mexeram aqui e ali, de modo a manter tudo como está. Quem, afinal quer cortar na própria carne?

O que se quer, de fato, é mais do que mudanças nas normas que regem as eleições, mas mexer na medula do sistema político representativo. Como: dando ao povo o que lhe é de direito, a soberania participativa. Ou seja, os anéis e os dedos.

Mais sobre o assunto aqui e aqui neste blogue.

Bom, no Recife e área metropolitana, a coordenação do movimento programa ações de panfletagem: a principal durante caminhada da Câmara dos Vereadores até a Praça do Diário, no centro da cidade. Concentração a partir das 15:00 hs.

Há panfletagem, também, no bandejão da Universidade Rural, no Sítio Dois Irmãos, Zona Norte da Cidade e em frente ao prédio da Sudene, no Engenho do Meio, a noroeste, em em todos os terminais de integração do transporte coletivo.

Em Jaboatão dos Guararapes, a mobilização é frente à Fábrica Portela, à noite, e Coqueiral. Petrolina e Juazeiro também fazem ato político, com o mote comum: Constituinte, já.

Olinda se antecipou, e fez o arrastão popular pela Constituinte, com direito a bloco carnavalesco e bonecos gigantes, na sexta última.

Leia o texto explicativo do panfleto, que posto mais abaixo.

Você também pode participar. Há sempre um comitê popular aberto a adesões – clique para saber o contato em seu estado, e como contribuir, também, financeiramente.

Panfleto 1 - Dia de Luta Nacional

 

 


Um comentário sobre “Vem aí o Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva, já!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s