Linhas do Horizonte bordam para Zé Dirceu, e Eleonora, e Moraleida

Mulheres e homens unidos por Justiça, Democracia e um País mais justo – Fotos: Alejandra Coronel/Mídia Ninja
por Sulamita Esteliam

Minha amiga-irmã Eneida da Costa, ex-presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, cutucou minhas emoções logo cedo na manhã de domingo.

Digo isso, porque se é algo que mexe com minhas entranhas é a tal da injustiça e a santa moralidade hipócrita e cínica que desmonta reputações e tende a deixar cadáveres pelo caminho.

Felizmente encontra resistências, diques de solidariedade e resiliência a barrar a desfaçatez. A mostrar que, não, não vale tudo e não podem tudo, embora se mostrem vencedores.

Estávamos em Merepe, Porto de Galinhas, na Praia do Cupe, visitando amigos e desfrutando do paraíso, Euzinha e o maridão. Deixei para postar hoje, pois além  de sofrer com o sinal intermitente de internet e rede telefônica móvel, costumo respeitar meu direito ao ócio, sempre que possível.

A mensagem de Eneida veio pelo zap-zap em forma de áudio, com direito à legenda no estilo síntese de redatora de TV:

“Zé Diceu conversa com mulheres na Casa do Jornalista, na manhã do sábado 14/10. As bordadeiras do Grupo Linhas do Horizonte fizeram um bordado para ele.”

Ei-lo:

 

Leda Leonel, coordenadora do Linhas do Horizonte, com Kerison, durante a ligação para Zé Dirceu

O Linhas do Horizonte é um grupo de mulheres que bordam em favor da Justiça, pela dignidade, liberdade de expressão e pela Democracia. Costuma organizar um café da manhã para regar com boa mesa, tradição mineira, as homenagens políticas.

Busquei no Facebook fotos da reunião deste fim de semana, e encontrei o relato Kerison Lopes, jornalista que sucedeu Eneida na presidência do Sindicato, ora presidido pela brava Alessandra Melo.

Descobri que, além de Zé Dirceu, há outros justos desagravos: a conterrânea Eleonora Menicucci, ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres no governo Dilma, e alvo de condenação inexplicável em favor do ator pornô Alexandre Frota; e o artista plástico Pedro Moraleida, in memorian, cuja obra está na mira dos intolerantes e fundamentalistas de plantão.

Transcrevo a postagem. As fotos são de Alejandra Coronel, do coletivo Mídia Ninja:

Sábado de emoções na Casa do Jornalista

por Kerison Lopes – no Facebook

“A manhã deste sábado foi repleta de emoção na Casa do Jornalista. O grupo de bordadeiras Linhas do Horizonte organizou o seu tradicional café da manhã para fazer suas homenagens em forma de bordados.

A colcha de retalhos de uma vida desta vez foi para o guerrilheiro José Dirceu, que enfrenta uma brutal perseguição pela burguesia e é a primeira vítima do regime de exceção promovido pelo judiciário brasileiro. Dirceu conversou com as bordadeiras e agradeceu a homenagem através de uma ligação telefônica.

Outra homenageada foi a ex-ministra Eleonora Menicucci, que tem uma vida de lutas em defesa do povo brasileiro. Ela será a próxima a receber uma colcha de retalhos em sua homenagem que começou a ser produzida hoje.

O terceiro homenageado do dia foi o artista mineiro Pedro Moraleida. Ele faleceu com 22 anos, mas deixou uma obra reconhecida no mundo todo.

Suas pinturas estão expostas no Palácio das Artes e vêm sofrendo ataques de pastores políticos oportunistas. O seu pai, Luis Bernardes, um aguerrido militante desde os tempos de adolescente, foi o responsável para receber o bordado especial feito em memória do seu filho.

As fotos são da Alejandra Coroneldo Mídia Ninja. Você pode acompanhar toda cobertura aqui: goo.gl/8zrwj7  /.”

Fecho com o vídeo que marca o próximo bordado do Linhas do Horizonte:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s