por Sulamita Esteliam
O desenho que abre esta postagem é do cartunista pernambucano RAL, nome artístico de Romildo Alves de Lima, também ilustrador, diagramador e blogueiro. Homenagem a Dom Hélder Câmara, no que seria seu aniversário de 113 anos de nascimento, em 07 de fevereiro.
Quem me enviou foi o amigo Urariano Mota, colega jornalista e escritor, encaminhando postagem que fez no Instagram, referenciada em material publicado no perfil do artista no Facebook.
Romildo luta contra uma doença rara, diagnosticada há dois anos: ELA – Esclerose Lateral Aminotrópica. E a intenção do amigo é ampliar a rede de apoio ao tratamento do RAL, que continua impossibilitado de trabalhar.

RAL Lima no Facebook, ele usa seu perfil para divulgar a lojinha virtual, que criou para vender camisas e camisetas com desenhos de sua autoria. E assim custear seu tratamento, que exige equipe multidiciplinar. A ilustração referida é um exemplo, mas as opções são várias – acesse aqui (há também um link para o catálogo no zap).
Ano passado, fez-se uma campanha de grande repercussão, que mobilizou colegas Brasil afora, inclusive das Gerais, para ajudar RAL a completar a assistência domiciliar limitada de seu plano de saúde, após cirurgias a que teve que se submeter.
Em seu perfil no FB, e também na Lojinha do RAL. ele agradece a todos, e a cada um que contribuiu para que ele sobrevivesse – inclusive, ao largo da pandemia de Covid-19.
RAL aproveita para relatar a saga de suas vidas – assim mesmo, no plural , lança, apesar das privações a que a doença o submete, um olhar otimista para o que está por vir, em que inclui planos para o futuro.
Ele se compara ao personagem do filme A incrível História de Benjamim Button:
“Renasci aos 70 anos (…) estou me desenvolvendo: não uso mais fralda e já consigo tomar banho só e fazer xixi no banheiro.”
O cartunista se mostra disposto aproveitar todos os benefícios de sua “segunda vida”. Dentre os quais, não dirigir, ter tempo para leituras, e trabalhar em três livros que pretende lançar ainda neste 2022: Divã do Cartunista, de cartuns; Traços de Memória, sobre sua vida de desenhista e Boi Misterioso, tiras de quadrinhos .
Bom aquecimento para quem está disposto a iniciar uma “terceira vida”. Ele escreve nos perfis:
“Entrei em um grupo de portadores da ELA e tenho notícias recentes do avanço de estudos e testes de remédios que vão minimizar e até curar a ELA, daqui a um ou dois anos. Espero alcançar esta oportunidade de cura. Tenho esperança!”

Conheci RAL atuando na Comunicação do Sindsprev, quando Euzinha coordenava o mesmo setor no Sindicato dos Bancários, onde também fazia estripulias no traço, meu amigo Libório Melo, saudoso encantado Liba.
Os dois eram amigos, e RAL o reverenciou com um cartum, quando partiu – fez um ano em 30 de janeiro. Talentos do traço e do humor, eivados de generosidade, irreverência, criatividade e resiliência.
Você pode colaborar. Bora, que a causa é nobre!
Que texto necessário, Sulamita! Mil e um cumprimentos!
É nossa obrigação colaobrar com uma causa dessa natureza, amigo. Obrigada pela dica.