O voto é livre e secreto: escolha o time de Lula no Legislativo Federal e estadual

por Sulamita Esteliam

Ai, ai, aiai… está chegando a hora da eleição de nossas vidas! Nosso encontro marcado com a urna é chave para fugir do inferno em que se tornou este país, e adentrar ao portal da esperança de um Brasil melhor para sua gente; para todo o seu povo, a começar por aqueles e aquelas que mais necessitam.

Há 10 dias, postei aqui um texto com links de plataformas para a escolha de deputadas e deputados estaduais e federais, e também senadores e senadoras que formam o chamado time de Lula.

Fundamental para Lula, que certamente vencerá as eleições no primeiro turno, governar com ênfase nas políticas públicas essenciais à retomada da cidadania.

É preciso enfatizar, que a seleção não é composta apenas de candidaturas do PT. Há os partidos aliados, e o leque é amplo, para além da Federação Partidária – PT, PCdoB e PV. O PT está coligado nacionalmente com o PSB, por meio do vice Geraldo Alckmin; PSOL, Rede, Solidariedade, Avante e Agir (antigo PTC) e Prona.

Trata-se da maior aliança em torno de Lula, desde 1989, e a maior também dentre todas nestas eleições: são nove partidos no arco de apoios.

Pessoalmente, escolhi e recomendo optar por candidatos do campo progressista à esquerda, pois são mais confiáveis na hora agá da sustentação a projetos indispensáveis à restauração dos direitos rasgados ao longo desses seis anos de desmonte e atropelos mil.

Voto em Pernambuco, desde o começo desses anos 2000. E vivo política 24 horas por dia, desde os tempos da faculdade, quando entendi que política é vida.

Questionada por minha mãe, hoje encantada, eu dizia: “Mãe, tudo é política; até a omissão que é a forma mais perniciosa da politica”. Ela entendeu e entrou no jogo no meu time, enquanto a doença não corroeu sua lucidez e mobilidade, precocemente.

Minha escolha pessoal está feita desde a oficialização das candidaturas, se se baseia no compromisso com os direitos humanos, com a cidadania em seu sentido amplo: direito das mulheres, das crianças e adolescentes; comida no prato, educação, cultura, moradia, não-violência.

E este ano, por circunstâncias locais, mais do que em pleitos anteriores, é uma salada mista para acompanhar o prato principal, Lula com camarão.

Lula, como já escrevi aqui, é o único homem que leva meu voto nestas eleições. Escolho votar em mulheres para os demais cargos, uma delas negra, porque, como diz meu companheiro de três décadas, “são as mulheres que vão mudar o mundo”.

Meu voto, pois, é secreto: Lula 13, presidente; Marília 77, governadora;  Teresa Leitão 130, senadora; Liana Cirne 1310, deputada federal; Dani Portela 50.000, deputada estadual.

Pudesse Euzinha, escolheria mais deputadas ou mesmo deputados. A safra de candidaturas 2022 é abundante e da melhor qualidade no campo progressista à esquerda – tanto aqui em Pernambuco, como na minha Macondo de origem, Minas Gerais.

Escolha a direção para um voto de esperança no Brasil que merecemos. Renovo o link.

Boa sorte a todas as pessoas compromissadas que se colocam a serviço da causa no exercício de um mandato politico. É preciso coragem, jogo de cintura, habilidade e firmeza para lidar com as controvérsias.

Sim, muito importante: não desperdice seu voto com quem já provou não ter compromisso com seus direitos, com a democracia e com a soberania do país. Segue o rol, para não esquecer:

**********************************************************************************

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s