Zumbi é Prêmio de Cultura em Beagá e, no Recife, a festa do Consciência Negra é dia e noite no Pátio de São Pedro

por Sulamita Esteliam

Estou aqui me sentindo chique no último porque tenho uma amiga que recebe neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Prêmio Zumbi dos Palmares de Literatura. O nome dela é Madu Costa, escritora infantojuvenil laureadíssima, no Brasil e no exterior, e que este A Tal Mineira faz questão de reverenciar.

Mas, cá pra nós, ser reconhecida na própria terrinha e num prêmio desse lustro ancestral, não é para qualquer uma e um, não é…!

Aliás, Madu é autora de Zumbi de Palmares em Cordel, em que apresenta o herói negro para as crianças, dentre outras dezenas de livros. O cordel, inclusive, foi selecionado para a Feira de Bolonha, em 2014.

Pois então. A festa mineira é no Grande Teatro do Sesc Paladium, a partir das 19:00 horas, com ingressos a preço simbólico: R$ 2.

O Prêmio Zumbi de Cultura está em sua IX Edição e é organizado pela Cia Baobá Minas, com apoio de várias entidades culturais de Belo Horizontes. Homenageia pessoas que se destacam no campo da cultura, arte e política negras em Minas e no País.

Além de literatura, premia dança, teatro, música, religiosidade, educação, manifestação cultural, personalidade negra, menção honrosa, protagonismo juvenil e atuação política.

Olha só que beleza de galeria dxs laureadxs:

No Recife, a celebração do Dia da Consciência Negra é no Pátio São Pedro, ao longo de todo o dia e à noite. Na programação, feira afroempreendedora, oficinas de arte, rodas de capoeira, serviços de saúde e shows – de maracatu, hip hop, samba e que tais.

Em Pernambuco o 20 de Novembro não é feriado, como é em Beagá e várias cidades mineiras, em todo o estado do Rio de Janeiro, em São Paulo, capital e dezenas de municípios; em Alagoas, Amazonas, Amapá e João Pessoa, capital da Paraíba, dentre outros  recantos.

Mas aqui, na capital pernambucana,  não falta disposição para celebrações, apesar disso.

O Movimento Negro Unificado, em associação com a Prefeitura do Recife, assume a organização de uma Terça Negra especial, desta feita. Aliás, o evento tradicional faz tempo está limitado ao mês de novembro – para desespero dos comerciantes do pátio, onde o profano e o sagrado sempre se deram muito bem obrigado, mas precisa do empurrãozinho do poder público para acontecer.

Confira a programação completa:

Sob as bençãos de São Pedro, a festa da Consciência Negra no Recife – Foto: Wesley Almeida – PCR

Dia 20 – Dia da Consciência Negra

9:00h às 18:00h – Feira Afroempreendedora e serviços de saúde (distribuição de preservativos, aferição de pressão e glicemia, vacinação, teste rápido de sífilis, hepatite e HIV, Reiki e auriculoterapia)
9:00h – Oficina de Dança Afro com Paulo Queiroz
10:00h – Contação de história – Roma Julia
10:00h – Olha! Recife – Bairro de Santo Antônio
11:20h às 12:00h – Microfone aberto
14:00h às 15:00h – Microfone aberto
15:00h – Roda de diálogo o sobre o Papel do Hip Hop no fortalecimento da identidade da população negra, com Zé Brown e Jouse Barata
17:00h – Maracatu Linda Flor

Casa do Carnaval

14:30h – Oficina Juventude Participa

Memorial Chico Sciense

14:00h – Exibição de filmes que abordam a questão racial – UNEGRO

Núcleo da Cultura Afro-brasileira

15:00h – Oficina sobre cuidados com o Cabelo crespo e cacheado e maquiagem – Félix Oliveira
Maquiagem para pele Negra com Gênesis

Terça Negra

19:00h – Capoeira
20:00h – Tambor Falante
21:00h – Lamento Negro
22:00h – Lucas & a Orquestra dos Prazeres

Dia 27

Terça Negra

19:00h – Capoeira
20:00h – Massapê
21:00h – Faces do Subúrbio
22:00h – Marlevou

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s